quarta-feira, 17 de setembro de 2014

A Verdadeira História de Cosme e Damião


A VERDADEIRA HISTÓRIA DE COSME E DAMIÃO


Os gêmeos árabes Cosme e Damião eram filhos de uma nobre família de cristãos. Nasceram por volta do ano 260 d.C., na região da Arábia e viveram na Ásia Menor, no Oriente. Desde muito jovens, ambos manifestaram um enorme talento para a medicina, profissão a qual se dedicaram após estudarem e diplomarem-se na Síria.

Tornaram-se profissionais muito competentes e dignos, e foram trabalhar como médicos e missionários na Egéia.

Amavam a Cristo com todo o fervor de suas almas, e decidiram atrair pessoas ao Senhor através de seu serviço. Por isso, não cobravam pelas consultas e atendimentos que prestavam, e por esse motivo eram chamados de "anárgiros", ou seja, “aqueles que são inimigos do dinheiro, ou, que não são comprados por dinheiro". 

A riqueza que almejavam era fazer de sua arte médica também o seu apostolado, para a conversão dos perdidos, o que, a cada dia, conseguiam mais e mais. Seus corações ardiam por ganhar vidas, e nisto se envolveram através da prática da medicina. Inspirados pelo Espírito Santo usavam a fé aliada aos conhecimentos científicos. Confiando sempre no poder da oração, operaram verdadeiros milagres, pois em Nome de JESUS curaram muitos doentes, vários destes à beira da morte.

Também preocupavam-se em curar animais, pois sabiam que “toda a criação aguarda, com ardente expectativa, pela manifestação da glória de Deus em Seus filhos” (Romanos 8:18-19).

Manifestaram Autoridade do Alto, pregando o Evangelho com sinais e prodígios. Sua linguagem e sua pregação “não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito de Poder” (I Coríntios 2:4). 

Desta forma, conseguiram plantar a semente da salvação em muitos corações, colhendo inúmeras conversões a JESUS. Cosme e Damião possuíam uma revelação clara do chamado que tinham como ministros do Evangelho, chamado que cumpriam no cotidiano da rotina profissional, ministrando Cristo através de seu trabalho.

Porém, as atividades cristãs dos médicos gêmeos chamaram a atenção das autoridades locais da época, quando o Imperador romano Diocleciano autorizou a perseguição aos cristãos, por volta do ano 300. Diocleciano odiava os cristãos porque eles eram fiéis a Jesus Cristo e não adoravam ídolos e esculturas consideradas sagradas pelo Império Romano.

Por pregarem o cristianismo, Cosme e Damião foram presos, levados a tribunal e acusados de se entregarem à prática de feitiçarias e de usar meios diabólicos para disfarçar as curas que realizavam. Ao serem questionados quanto as suas atividades, eles responderam: "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo, pela força do Seu poder".

Eles conheceram os princípios da fé cristã quando ainda eram crianças, e por isso recusaram-se a adorar os deuses pagãos, apesar das ameaças de serem duramente castigados. Ante o governador Lísias, ousaram declarar que aqueles falsos deuses não tinham poder algum sobre eles, e que só adorariam o Deus Único, Criador do Céu e da Terra. Mantiveram a Palavra do testemunho de Cristo, impressionando a todos por seu Amor e sua entrega a JESUS.

Não renunciaram aos princípios de Deus, e sofreram terríveis torturas por isso. Mas mesmo torturados, não abalaram sua convicção e jamais negaram a fé. Em 303, o Imperador decretou que fossem condenados à morte na Egéia. 

Os dois irmãos foram colocados no paredão para que quatro soldados os atravessassem com setas, mas eles resistiram às pedradas e flechadas. Os militares foram obrigados a recorrer à espada para a decapitação, honra reservada só aos cidadãos romanos. E assim, Cosme e Damião foram martirizados. 

Cem anos depois disso, iniciou-se uma terrível idolatria aos seus restos mortais e às imagens que foram esculpidas em sua homenagem. Dois séculos após sua morte, por volta do ano 530, o Imperador Justiniano ficou gravemente doente e deu ordens para que se construísse, em Constantinopla, uma grandiosa igreja em honra de Cosme e Damião. 

A fama dos gêmeos também correu no Ocidente, a partir de Roma, por causa da basílica dedicada a eles, construída a pedido do papa Félix IV, entre 526 e 530. A solenidade de consagração da basílica ocorreu num dia 26 de setembro e assim, Cosme e Damião passaram a ser festejados, pela igreja católica, nesta data.

Os nomes de Cosme e Damião são pronunciados inúmeras vezes, todos os dias, no mundo inteiro. Até hoje, os gêmeos são cultuados em toda a Europa, especialmente na Itália, França, Espanha e Portugal. 

Além disso, são venerados como padroeiros dos médicos e farmacêuticos, e por causa da sua simplicidade e inocência, também, são invocados como protetores das crianças. Por isso, na festa dedicada a eles, é costume distribuir balas e doces para as crianças.

Aqui no Brasil, a idolatria uniu-se à feitiçaria. A devoção trazida pelos portugueses misturou-se com o culto aos orixás-meninos (Ibejis ou Erês) da tradição africana yorubá. Cosme e Damião, os santos mabaças ou gêmeos, são tão populares quanto Santo Antônio e São João. 

São amplamente festejados na Bahia e no Rio de Janeiro, onde sua festa ganha a rua e adentra aos barracões de candomblé e terreiros de umbanda, no dia 27 de setembro, quando crianças saem aos bandos, pedindo doces e esmolas em nome dos santos.

Uma característica marcante na Umbanda e no Candomblé, em relação às representações de Cosme e Damião, é que junto aos dois santos católicos aparece uma criancinha vestida igual a eles. 

Essa criança é chamada de Doúm ou Idowu, que personifica as crianças com idade de até sete (7) anos de idade, sendo ele o protetor das crianças nessa faixa de idade. Na festa da tradições afro, enquanto as crianças se deliciam com a iguaria consagrada, os adultos ficam em volta entoando cânticos (oríns) aos orixás.

Triste é ver a total profanação dos Princípios Eternos pelos quais os gêmeos árabes morreram. Nunca Cosme de Damião deram-se aos ídolos e jamais praticaram magia ou ocultismo, embora tenham sido acusados de fazê-lo. 

Mas o pecado do homem e a maldade de Satanás, que distorce os padrões do SENHOR, fazem com que o engano se propague por gerações, através dos séculos, tornando o mal uma tradição cultural. 

Eles foram cristãos fiéis até o fim amaram o SENHOR sem medida e sem restrições manifestaram JESUS em suas vidas diárias e assim, ganharam inúmeras almas ao SENHOR, através do Amor e da Pregação. 

É neste testemunho que nós devemos nos inspirar.

PARA PENSAR:

Ø Você acha que Cosme e Damião se ajoelhariam ou rezariam para uma imagem pedindo proteção ou ajuda?

Ø Como você acha que eles se sentiriam vendo vocês fazendo isso?

Ø Será que JESUS CRISTO também ficaria triste? É claro que sim, pois foi Jesus quem falou: “Eu sou o caminho e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao pai, senão por mim.” (João 14:6).

Ø Portanto não adiante pedir nada a Cosme e Damião, a São João, São Paulo, Santa Maria ou outro “santo” qualquer.

Ø Devemos buscar somente a JESUS, o FILHO DE DEUS. Foi Ele que morreu por nós numa cruz, ressuscitou ao terceiro dia e hoje roga a DEUS por nós. (I Timóteo 2:5; I João 2:1).

Ø Isso quer dizer que comer doces de Cosme e Damião está errado? CLARO! Se eu quiser comer, compro um. Eu não como os doces de Cosme e Damião, porque quem distribui doces nesse dia faz isso porque fez promessas a eles.

Ø Você sabia que esses doces são oferecidos aos “santos”, em algum terreiro de macumba ou centro espírita como pagamento de promessas? E se eu comer estarei apoiando e concordando com o erro deles. A Bíblia diz que não pode haver amizade entre luz e escuridão, nem entre Jesus e o diabo (II Coríntios 6:14-16). E, a Bíblia diz mais: “DEUS É LUZ E NELE NÃO HÁ TREVAS NENHUMA”. Além disso, esses que parecem ser “santos”, nos terreiros ou centros, são na realidade demônios (ajudantes do diabo) que estão enganando tais pessoas. (I Coríntios 10:19-21)

Ø Viu, porque não se deve comer os doces, balas e salgados de Cosme e Damião? Pois a Bíblia diz em Romanos 10:11 que aquele que crê em JESUS nunca fica confundido ou em dúvidas nesse assunto.


Mais Um Detalhe a Acrescentar:

O ensinamento de que o homem deve recorrer aos mortos para receber ajuda é amplamente divulgado pelo espiritismo e outras seitas por todo o mundo. É costume entre os católicos afirmarem: "Por que as pessoas que foram tão boas não podem nos ajudar?".

Para esclarecimento dos leitores, e em resposta às seitas, vejamos alguns motivos por que ninguém deve praticar consultas aos mortos:

1) É proibida por Deus (Deuteronômio 18:9-11);

2) Quem faz isso, não possui luz nele (Isaías 8:19-20);

3) Os mortos não são nossos mediadores (1 Timóteo 2:5).

Outros motivos dizem respeito ao fato de que não precisamos de seus auxílios. Vejamos porquê:

1) Temos a confiança de que podemos nos aproximar diante de Deus e sermos socorridos pelo Senhor (Hebreus 4:16);

2) Jesus é o nosso intercessor (1 Timóteo 2:5);

3) Todo aquele que é nascido de novo pela fé é chamado santo (Romanos 1:7; Efésios 3:8; Efésios 4:11-12);

4) Cristo está o tempo todo intercedendo por nós (Hebreus 7:25).

Quando recorremos ao auxílio de algum santo (neste caso, Cosme e Damião), isso implica que Cristo é insuficiente, tanto para salvar como para abençoar as nossas crianças e os profissionais da área da medicina.

A oração é uma forma de culto. E foi o Senhor Jesus quem disse: "Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele darás culto" (Mateus 4:10). 

Não devemos ser levados por filosofias vãs (Colossenses 2:8), antes, prestar o nosso culto racional a Deus (Romanos 12:1). 

Devemos, isso sim, nos desvencilhar dos preceitos de homens (Marcos 7:7), para que não ofereçamos a Deus um culto vão (1 Coríntios 10:19-20).

Sabe qual é a má notícia sobre Cosme e Damião: Eles não podem nos ajudar!

Sabe qual é a boa notícia a respeito de Cristo: Ele "é o caminho, a verdade e a vida" (João 14:6).


Fontes

* Núcleo de Apoio Cristão

* APEC – Aliança Pró Evangelização das Crianças 


Pastor Gil Corrêa
Diretor, Escritor e Pesquisadpr
Ministério Adonai - O Portal do Saber
Setembro/2014.




sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Cupuaçu e seus Benefícios para a Saúde


CUPUAÇU E SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE


Cupuaçu é uma fruta deliciosa, com uma polpa branca cremosa. 

O Cupuaçu cresce na Floresta Amazônica no norte do Brasil, ele é conhecido na Amazônia como “a farmácia em uma fruta” e poderia ser considerado com uma super fruta, além dos benefícios o Cupuaçu e muito nutritivos. 

O Cupuaçu contém polifenóis únicos, poderosos fito-nutrientes antioxidantes, além de outros nove poderosos antioxidantes como as Vitamina A e Vitamina C, ácidos gordos essenciais, aminoácidos, fósforo, fibra e as Vitamina B1, Vitamina B2 e Vitamina B3.

CURIOSIDADE SOBRE O CUPUAÇU:

A árvore do Cupuaçu tem um porte médio e pode chegar a até 20 metros de altura. O Cupuaçu tem uma grande vagem no centro onde ficam as sementes. As sementes do Cupuaçu é utilizado pelas tribos Tikuna como uma cura para dores abdominais. 

As vitaminas e minerais presentes na fruta agem como impulsionadores para o sistema gastro-intestinais. O Cupuaçu também está disponível como shampoo, loção, manteiga etc.

OS BENEFÍCIOS DO CUPUAÇU:

Esta fruta é a principal fonte de alimento para os animais e os povos indígenas da floresta tropical. O Cupuaçu quando misturado com açaí lhe dará uma quantidade absurda de energia. 

Há muito tempo, tem sido utilizado um remédio para a dor abdominal. A fruta estimula o sistema imunitário, a aumentar a resistência e a energia. Ele também fortalece o sistema cardiovascular e protege as paredes das artérias dos danos que pode causar doenças cardíacas. 

Os ácidos gordos presentes nos frutos reduzir o mau colesterol e mantém o colesterol bom, que ajuda na manutenção de um coração saudável. Cupuaçu possui uma grande concentração de antioxidantes que neutralizam os radicais livres nos tecidos do corpo. 

Estes antioxidantes melhora a circulação e diminui a pressão sanguínea e ajuda a eliminar os radicais livres.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:

A árvore que produz o cupuaçu chama-se cupuaçuzeiro ou cupuaçueiro. Esta árvore pode chegar a 15 metros de altura. É uma fruta típica da região da floresta amazônica. A casca deste fruto é de consistência dura e lisa. Sua cor é castanho-escuro, quase preta. A época desta fruta é de janeiro a maio. Possui sementes em sua parte interna, que são envoltas numa polpa branca de sabor ácido. 

Esta fruta é muito utilizada para a fabricação de sucos, sorvetes, geleias, vinhos e licores. O sabor do cupuaçu á azedo, porém muito suave. Esta fruta é rica em proteínas, cálcio e fósforo. Com relação às vitaminas, possui vitamina A, B1, B2 e C. Além das vitaminas e sais minerais, esta fruta é rica em pectina.

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:

Reino: Plantae 
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Malvales
Família: Malvaceae
Subfamília: Sterculioideae
Gênero: Theobroma L.
Espécie: T. grandiflorum.

Fonte: Embrapa (Coleção Plantar).

Gil Corrêa
Diretor, Escritor e Pesquisador
Ministério Adonai - O Portal do Saber
09/2014.

domingo, 7 de setembro de 2014

10 Germes Que Habitam o Seu Smartphone


Celulares são hospedeiros de 10 tipos de germes e bactérias

Veja os germes que podem habitar o seu smartphone (Foto: Reprodução/Iinterativa)

Você, que tem o hábito de usar ou pedir o Smartphone emprestado aos amigos para falar com alguém, fique esperto e leia estas dicas abaixo:

Os estudiosos isolaram 150 celulares de pessoas comuns, que frequentam centros comerciais, estudantes de faculdades e de médicos, enfermeiros e pacientes em hospitais, e encontraram bactérias ligadas ao solo e água infectados, incluindo contaminação por fezes.

Se você é daqueles que não largam seu querido smartphone nem para almoçar, talvez seja melhor pensar um pouco mais os seus hábitos. Um estudo do site Mashable revelou que os aparelhos não são nada "limpinhos" e possuem cerca de 25 mil germes por polegadas quadradas. Os gadgets, inclusive, conseguem ser mais sujos do que muitos objetos peculiares, como uma privada.

Um vídeo publicado no YouTube pelo Mashable revela que os aparelhos celulares têm muito mais germes por polegada quadrada do que objetos muitas vezes considerados "imundos". Os exemplos são bastante impressionantes e, curiosamente, o vaso sanitário é o menos sujo da comparação.

A privada fica em quinto lugar no Top 5 do Mashable com os objetos mais limpos do que o seu celular. O vaso tem 1.201 germes por polegadas quadradas contra os 25 mil dos smartphones. Em seguida aparecem uma esponja de cozinha com 1736 bactérias, uma tigela de comida de cachorro com 2.100 e uma tela sensível ao toque, muito usada em supermercados norte-americanos, com 4.500 germes.

Não bastasse toda a verdadeira coça que esses gadgets sujinhos levaram, eles perdem até para uma maçaneta, onde todo mundo põe a mão. O objeto aparece em segundo lugar no ranking, com menos germes do que o smartphone: “somente” 8600. Ou seja, quase três vezes menos bactérias.

Que Nojo!

Assista ao vídeo no Youtube: 

https://www.youtube.com/watch?v=x00otjSL6GQ

Confira alguns dados desta pesquisa no infográfico abaixo e veja 10 germes que podem estar no seu aparelho:

Os smartphones são verdadeiros hospedeiros de bactérias (Foto: Reprodução/iinterativa)

Que Nojo !

Fonte: http://www.techtudo.com.br

Gil Corrêa
Diretor, Escritor e Pesquisador
O Portal do Saber

As Calamidades da Vida


As Calamidades da Vida

"Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades" (Salmos 57:1)
A palavra calamidade tem vários significados, que reportam para a mesma coisa: tragédia, catástrofe, infortúnio, adversidade. Pelo Espírito de Deus, meu desejo é escrever àqueles que estão passando por alguma calamidade. 
Talvez você está – nesse exato momento – atravessando uma caudalosa crise. Meu coração dói e se angustia por ver o estado que as coisas se encontram, são de fato dias calamitosos. 
O fato mais intrigante é que as calamidades alcançam também os cristãos, o povo de Deus: doenças que não encontram cura, que apesar da fé e compromisso com o Senhor, estão trazendo intenso sofrimento e dor; problemas no seio da família, que são verdadeiras batalhas campais; a realidade de conviver com um marido ímpio, grosso, violento, com quem você não consegue mais ter uma relação saudável, amorosa e respeitosa, ou talvez você sofra nas mãos de uma esposa perversa; pode ser que você esteja vivendo um divórcio traumático; filhos rebeldes, que se desviaram da presença de Deus para viverem uma vida de pecados, cheia de riscos, tirando assim o seu sono todas as noites; ou ainda, você está se deparando com um lar completamente dividido e sem controle. 
Deixe-me ser franco, meu caro irmão: na verdade você está passando por uma grande calamidade. Você está em meio a lutas em todos os campos e áreas da sua vida.
Toda essa pujante batalha está te deixando deprimido, abatido, desencorajado, pode ser que seu estado de calamidade seja tão agudo que você já pensou em tirar a própria vida! Furacões e tempestades gigantescas te alcançaram e te cercaram e, em fim, te apanharam. 
É possível que o príncipe desse mundo, Satanás, engendrou um plano perverso para te destruir, drenar sua força, fazer você desistir do seu chamado e, até mesmo da fé. Para isso ele tem usado toda sua artilharia pesada contra você: ele está lançando sofismas em sua mente, usando sua lancinante sedução para te levar ao desespero, a perda do equilíbrio emocional, a um surto, até que você sucumba e vá à bancarrota.
 
Esse também era o estado do rei Davi. Ele estava vivendo um período de calamidades, aliás, as calamidades marcaram muito a trajetória do rei Davi e, invariavelmente, marcarão também a vida de um cristão verdadeiro aqui na Terra. Porém, Davi não se desesperou, o Salmo 57 mostra qual foi a saída de Davi: “(...) à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades”.

Era como se Davi estivesse diante de uma enchente que cobriu toda a cidade e houvesse um único lugar nela que fosse seguro: uma montanha rochosa e elevada, onde ele pudesse encontrar abrigo e refúgio – pois nessa montanha a enchente não conseguiria alcançá-lo – nela ele permaneceria até que as águas abaixassem. 

Eu te digo que essa montanha rochosa e elevadíssima é o Senhor Jesus Cristo! Nas sombras das Suas extensas e poderosas asas Davi se refugiava. Em tempos de perseguições vindas dos seus inúmeros inimigos, nas crises mais agudas e tribulações mais profundas, Davi se refugiava nos braços do Senhor, na Sua majestosa e consoladora presença!

Eis o nosso grande problema: temos muita dificuldade em vencer ou lidar com as calamidades porque estamos buscando refúgio e solução em outras fontes que não podem nos ajudar. Estamos buscando nas cisternas rotas, nas figuras de Cristo, e não na encarnação do Verbo, no Cristo vivo. Falta-nos fé, segurança nas promessas de Deus, confiança no invisível, no imaterial, acreditar na fidelidade de um Deus amoroso e misericordioso. Se assim não fizermos, sempre fracassaremos. Chega de confiar em carros e cavalos, chega de nos ludibriarmos com o brilhantismo e falácia dos homens, somos demais dependentes e carentes de homens, mesmo que esses sejam homens de Deus.Voltemo-nos para o Senhor!
Nesse período de calamidade, faça como Davi, meu querido irmão: há um monte elevado, uma rocha firme, uma fortaleza inexpugnável que não pode ser abalada por nada nessa Terra, onde nenhuma calamidade jamais poderá te alcançar. Vá para ela, escale-a, se esconda nela, ali você encontrará abrigo. Vá para os pés de Jesus, fique na Sua doce presença em profunda comunhão com Ele, lá as respostas das causas mais difíceis virão, Deus te dará direções, acalmará as agonias do seu coração! Não há necessidade de se desesperar, na presença de Cristo as soluções para os problemas mais complexos aparecerão, Ele revelará toda Sua bondade a você e, caso precise de um milagre, Ele não hesitará em fazê-lo.
Veja a continuação do Salmo 57.2: “Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa”.
Clame o Deus Altíssimo meu querido irmão, Ele executará tudo que for necessário ao seu favor, Deus não está alheio a sua dor, nem indiferente ao seu sofrimento, apenas deixe as cisternas rotas, deixe esses modismos, tire da frente dos seus olhos essas miragens (ilusões) – que satisfazem temporariamente sua carne – e volte-se para o manancial de águas vivas.
O salmista ainda continua: “Ele enviará desde os céus, e me salvará do desprezo daquele que procurava devorar-me” (v. 3).
 
Ele te salvará das “calamidades”. Ele fará tudo for necessário para te proteger e te livrar das calamidades. Tenha sempre em mente que o Deus que você serve é cheio de terna misericórdia. Nesse momento de calamidades, faça como o rei Davi: se refugie em Cristo, a Rocha e Fortaleza da sua salvação. Assim, em breve, as calamidades vão passar, para a glória do Senhor! 

Amém! 
No amor de Cristo, 
Paulo Junior
Fonte: Sociedade Missionária Defesa do Evangelho.

Pastor Gil Corrêa
Diretor, escritor e pesquisador
Ministério Adonai - O Portal do Saber.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Legalização da Maconha: A Quem Interessa?


Legalização da Maconha: A Quem Interessa? 

 


Antes, alguns dados objetivos precisam estar em mente: 75% dos brasileiros não concordam com a legalização; 11% concordam. O restante não sabia opinar ou não respondeu à pesquisa Lenad 2012. 

Em número de pessoas, isso significa que 111 milhões de brasileiros não concordam com a legalização e que 16 milhões concordam. 

Como os dados com o perfil dessas pessoas não foram ainda avaliados, e suas motivações não foram objeto da pesquisa, vamos aqui levantar algumas hipóteses a respeito de quem seria essa minoria de brasileiros que concordam com a legalização.

Entre eles existe um grupo, manifesto, que acredita que a legalização vai regular o consumo, a produção, a distribuição, e com isso haverá diminuição do tráfico e da violência. 

Está subjacente à essa ideia o alto controle estatal, como aconteceu no Uruguai. O Estado deverá conseguir fiscalizar a venda de sementes, o número de pés de maconha plantados, a idade de quem planta, quem usa e a quantidade que usa, quem comercializa e quem compra. 

Quem defende essa posição deve acreditar que a maconha é uma droga que merece controle, que não deve ser liberada totalmente. Deve acreditar que pelo menos para alguns a maconha traz prejuízo, caso contrário não faria sentido tanta regulação do Estado.

Eu faço parte de um grupo que questiona: tendo em vista que a experiência brasileira na regulação e no controle do mercado de álcool e cigarro não é boa, por que seria diferente com a maconha? 

Regular tantas etapas do processo, além do comércio ilegal que continuará existindo, é viável, factível? Tendo em vista a dimensão do Brasil, nossa história, nossa cultura e nossos hábitos, podemos nos comparar com Uruguai, Holanda, Portugal, Estados Unidos? 

Se o Estado brasileiro não conseguiu fazer frente às forças do mercado de bebida e de cigarro no controle de propaganda, distribuição e venda de seus produtos, por que seria diferente com a maconha? 

Por exemplo, não se conseguiu restringir o consumo de bebida nos estádios durante a Copa. A lei foi rediscutida em razão do poder econômico. 

Ao se formar um mercado de maconha, ele não vai se organizar, se fortalecer e exercer seu poder sobre o Estado? 

Ou, ao contrário do mercado de bebida e cigarro, ele vai passar a considerar interesses de saúde pública e dos mais vulneráveis (crianças, adolescentes, doentes mentais)?

Existe outro grupo que acredita que a liberdade das pessoas deve ser prioridade. As pessoas todas teriam plena condição para avaliar os riscos e os benefícios de seu comportamento e para decidir o que é melhor para si. 

Essa é uma questão filosófica interessante. Existe uma teoria em psicanálise que diz que a cidadania e a convivência coletiva só foram possíveis quando o homem conseguiu reprimir alguns de seus impulsos primitivos individuais em prol do interesse da maioria e do bem comum. 

Para o bem-estar do grupo, não sujamos as ruas fazendo nossas necessidades fisiológicas, embora isso nos custe algum esforço e o cumprimento de algumas regras que contrariam a satisfação imediata e pura dos impulsos e desejos primitivos. 

Este é o princípio: se algum desejo individual prejudica o bem-estar do grupo, ele precisa ser revisto. 

Assim, pergunto: o que é melhor para o bem comum, e não para o indivíduo? A vontade do indivíduo deve se sobrepor à vontade do grupo?

Ainda nesse campo, temos a psicologia comportamental, que se baseia no argumento de que o ambiente (cultural, social, econômico etc.) influencia a decisão das pessoas. Ninguém é totalmente livre e desprovido de interferências externas. 

O mercado, a propaganda, o preço, a atitude do grupo influenciam a decisão das pessoas. Não é só isso. A dependência turva a liberdade de escolha. 

E maconha causa dependência: 37% dos brasileiros que usaram maconha no último ano preenchiam critérios de dependência (Lenad). Isso não é um questionamento. É um fato.

Existe ainda o grupo de usuários de maconha. Essas pessoas gostariam de sair da ilegalidade e não sofrer preconceito e exclusão. E, naturalmente, uma parte delas gostaria de continuar usando. 

Fato: cerca de 3% da população brasileira usa maconha. 

Questão: nesse grupo, imagino que existam vários subgrupos, como aqueles que usaram eventualmente e não tiveram problemas e querem continuar usando. 

Aqueles que usaram, tiveram problemas (desenvolveram um quadro psicótico e perderam a capacidade de ajuizamento crítico) e não conseguem perceber os prejuízos e, por isso, querem continuar usando. 

E aqueles que, embora usem, gostariam de parar.

Sobre isso, me pergunto: não seria mais fácil e justo proteger os mais vulneráveis com capacidade de ajuizamento crítico prejudicado? 

Não existe outro modo de tratar os usuários sem preconceito e exclusão que não seja colocar em risco os outros mais vulneráveis? 

De fato, os mais vulneráveis talvez sejam a minoria. Mas qual é o papel das políticas públicas se não proteger os mais vulneráveis? Não deveria o Estado proteger a minoria mais vulnerável?

Evidentemente, existem muitos outros grupos, mas esses são os maiores. É evidente também que todas essas questões são passíveis de discussão e que assim seja. 

Essa é a intenção deste post. Quero levantar dúvida e gerar questionamento. Se formos capazes de duvidar, seremos capazes de responder um dia. O que preocupa é a indisposição para o debate e decisões que desconsiderem o que pensa a maioria das pessoas.

Mas a dúvida que mais preocupa e incomoda é que deve existir um grupo que lucraria muito com a legalização da maconha. Não são os 3% de usuários ou os 11% que concordam com a legalização. 

É um grupo muito menor, que vê em nossa ingenuidade e na possibilidade econômica uma grande oportunidade. Nesse grupo não há espaço para ingênuos, do que se conclui que entre os que concordam também há um grupo de ingênuos.

A pergunta que cabe neste caso é o que fazer para não ficar nesse grupo e inadvertidamente lutar pelos interesses de tão pouca gente?

Questionar e duvidar pode ser o primeiro passo. Saber em qual grupo nos incluímos, o segundo. E, por fim, tentar responder: 

A quem de fato interessa que a maconha seja legalizada? Interessa a você, leitor? Por qual motivo?

Por Dr Cláudio Jerônimo da Silva - Psiquiatra e Diretor Técnico do UNAD.


Gil Corrêa
Diretor, Escritor e Pesquisador
Ministério Adonai
O Portal do Saber
08/2014
 

A Maconha e o Mito do Prazer Inofensivo


A Maconha e o Mito do Prazer Inofensivo 

 

O que se sabe hoje sobre os danos e o potencial medicinal da droga, segundo uma das maiores especialistas do mundo

A psiquiatra Nora D. Volkow, diretora do Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas dos Estados Unidos, acaba de prestar mais uma contribuição a um dos debates quentes e atuais na fronteira tênue entre saúde e justiça. 

Num momento em que tantos países – entre eles, o Brasil – discutem os prós e contras da legalização da maconha (para uso medicinal ou recreativo), Nora reuniu num artigo científico o conhecimento mais atualizado sobre os efeitos da droga.

Está lá um bom resumo do que se sabe hoje sobre os danos provocados pela maconha e sobre os possíveis benefícios no tratamento de doenças. 

O trabalho foi publicado em 05/06/2014 no New England Journal of Medicine. Nesta coluna, destaco as principais conclusões da equipe de Nora, uma das mais respeitadas pesquisadoras sobre drogas em todo o mundo.

DEPENDÊNCIA

Cerca de 9% daqueles que experimentam maconha vão se tornar dependentes. Entre os que fumam maconha todos os dias, a taxa de dependentes chega a 50%. 

Um em cada seis garotos que começam a usar a droga na adolescência se torna dependente. A probabilidade de apresentarem sintomas de dependência dois anos após a primeira experiência é até quatro vezes mais elevada que a verificada entre os que começam a usar a droga na idade adulta.

DESENVOLVIMENTO DO CÉREBRO

O uso de maconha na adolescência é a grande preocupação dos especialistas. O desenvolvimento do cérebro só fica completo por volta dos 21 anos. Antes disso, ele é altamente vulnerável a agressões ambientais, como a exposição ao tetrahidrocanabinol (THC), um dos principais componentes da maconha.

SAÚDE MENTAL

Em vários estudos, o uso regular da droga foi associado a um risco mais elevado de desenvolvimento de ansiedade e depressão. 

Ainda não foi possível estabelecer uma relação de causa e efeito. Não se sabe se a maconha é, de fato, a causa dessas doenças. A droga também parece aumentar o risco de psicoses (entre elas, a esquizofrenia). 

Isso ocorre, em especial, entre as pessoas que já têm uma predisposição genética à doença. Em pessoas com esquizofrenia, a droga pode exacerbar a doença. Um estudo demonstrou que o uso regular de maconha pode antecipar o primeiro surto em até seis anos.

DESEMPENHO ESCOLAR

A droga pode provocar falhas de memória que dificultam o aprendizado e capacidade de reter informações. 

Alguns estudos demonstram que os dependentes de maconha têm pior desempenho escolar e maior probabilidade de abandono dos estudos. 

Pode ocorrer também um déficit cognitivo. O QI (coeficiente de inteligência) dos que fumaram maconha com frequência durante a adolescência tende a ser mais baixo.

ACIDENTES DE TRÂNSITO

A exposição imediata ou frequente à maconha prejudica as habilidades motoras e aumenta o risco de acidentes de trânsito. Nos Estados Unidos, a maconha é a droga ilícita mais frequentemente associada a desastres nas ruas e estradas.

CÂNCER E OUTRAS DOENÇAS

O risco de tumores malignos em pessoas que fumam maconha continua não esclarecido. As evidências disponíveis sugerem que o risco de câncer é maior entre os que fumam tabaco. 

A maconha pode provocar inflamações nas vias aéreas e doenças crônicas como bronquite. A droga também tem sido associada a um risco mais elevado de problemas vasculares que podem provocar infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Essa relação é complexa e ainda não está completamente esclarecida.

Como se vê, a crença de que fumar maconha é um prazer inofensivo não passa de mito. As evidências mais atuais reunidas por Nora podem contribuir para o debate sobre o uso recreativo da droga. Há um segundo debate, ainda mais doloroso, sobre o uso da maconha para fins medicinais.

Atualmente a importação de remédios feitos a partir de componentes da maconha não é liberada no Brasil. Só pode ocorrer com autorização judicial. 

Famílias de pacientes que sofrem com doenças graves (como epilepsia resistente a qualquer medicamento convencional) depositam esperança no tratamento com produtos como o spray Sativex, do laboratório britâncio GW Pharmaceuticals.

As famílias tinham a expectativa de que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberasse a importação de medicamentos como esse. No dia 29, a Anvisa decidiu adiar a decisão.  É possível que a liberação de importação não saia tão cedo.

"No mercado, não há remédio só à base de canabidiol”, disse Dirceu Barbano, diretor-presidente da agência. “Mesmo que o canabidiol seja aprovado, as pessoas não poderão importar os medicamentos porque eles têm, em sua composição, outras substâncias proscritas." É o caso do Sativex. Além do canabidiol (CBD), ele contém THC.

Segundo Barbano, a agência não tem informações suficientes sobre os efeitos colaterais que o canabidiol possa provocar. “O CBD tem sido usado no Brasil em crianças e nós não detemos informações na literatura de qual é a consequência orgânica do uso de médio e longo prazo por crianças de diferentes idades. É dever da Anvisa evitar os efeitos colaterais e alertar sobre os riscos”.   

No artigo publicado, Nora relaciona o conhecimento mais recente sobre o papel da maconha no tratamento de doenças. Um resumo:

ESCLEROSE MÚLTIPLA

O spray oral Sativex, uma mistura de THC e CBD, demonstrou ser eficaz no tratamento da esclerose múltipla, da dor neuropática e de distúrbios do sono. Está disponível no Reino Unido, no Canadá e em outros países. Nos Estados Unidos, ainda não recebeu a aprovação da FDA, a agência que controla medicamentos.

GLAUCOMA

Há evidências de benefícios da maconha em pacientes com glaucoma, uma doença associada ao aumento da pressão no olho. A droga reduz a pressão intraocular, mas o efeito é transitório. Tratamentos convencionais já existentes são mais eficazes. A discussão persiste e outros estudos são necessários.

NÁUSEAS

Ajuda a combater náuseas provocadas pela quimioterapia. Foi um dos primeiros usos médicos do THC e outros canabinóides.

ANOREXIA

Relatos médicos indicam que a maconha melhora o apetite e favorece o ganho de peso em pessoas com aids. Faltam estudos de longo prazo que justifiquem a adoção de maconha por pacientes que tomam drogas contra o HIV.

DOR CRÔNICA

A maconha é usada há séculos para aliviar a dor. Tanto a maconha quanto o dronabinol, uma formulação farmacêutica à base de THC, são capazes de reduzir dores. O efeito proporcionado pelo dronabinol mostrou-se mais prolongado.

INFLAMAÇÃO

Os canabinóides (THC e canabidiol) têm efeito antiinflamatório. O canabidiol tem atraído especial interesse como tratamento porque não provoca efeitos psicoativos. Estudos com animais revelaram que o canabidiol pode se tornar um recurso promissor contra a artrite reumatoide e doenças intestinais inflamatórias, como colite e doença de Crohn.

EPILEPSIA

Uma pequena pesquisa realizada com pais de crianças que sofrem convulsões frequentes, publicada no ano passado, trouxe alguns dados. Participaram apenas 19 famílias que trataram os filhos com maconha com alto teor de canabidiol.

Duas famílias (11% da amostra) declararam que a criança ficou completamente livre de convulsões. Oito famílias (42%) observaram redução superior a 80% na frequência das crises. Seis famílias (32%) notaram redução de até 60% na frequência dos episódios.

Embora esses relatos sejam promissores, faltam informações sobre a segurança e a eficácia do uso de maconha no tratamento da epilepsia. Em animais, há cada vez mais evidências da contribuição do canabidiol como um agente antiepilético.

Diante do sofrimento de um filho, as famílias têm pressa. É compreensível que se sintam inconformadas com os trâmites burocráticos e as intermináveis reuniões das autoridades sanitárias.

A sociedade brasileira também tem pressa. Quer uma solução eficaz de combate ao tráfico de drogas. A legalização da maconha é defendida por gente séria e bem intencionada. O erro é tentar minimizar os danos à saúde que o fácil acesso à droga pode acarretar.

A maconha consumida hoje não é a mesma dos anos 60. A potência da droga (o conteúdo de THC) verificada em amostras confiscadas pela polícia americana não para de crescer. Nos anos 80, era de 3%. Em 2012, chegou a 12%. Não há razão para acreditar que a droga disponível no Brasil seja menos perigosa.

A maior permissividade cultural e social em relação à maconha aumentará o número de adolescentes expostos regularmente à droga? No caso de uso generalizado de maconha, quais serão os efeitos do fumo passivo? Ninguém sabe.

“O efeito de uma droga (legal ou ilegal) sobre a saúde individual não é determinada apenas por suas propriedades farmacológicas”, escreveu Nora. “Ela é determinada, também, pela sua disponibilidade e aceitação social.”

O tabaco e o álcool oferecem uma boa amostra do que pode acontecer. Juntos, eles respondem pela maior carga de doenças provocadas por drogas. Não porque eles sejam mais perigosos que as drogas ilegais, mas porque o status de droga legal aumenta a exposição da população a elas.

Estamos dispostos a pagar para ver com a moeda do desenvolvimento saudável?

 Fonte: Revista Época

Gil Corrêa.
Diretor, Escritor e Pesquisador.
Ministério Adonai.
O Portal do Saber.
08/2014.
 

sábado, 16 de agosto de 2014

O Que é a Cruz Vergada ?


O QUE É A CRUZ VERGADA?


A Verdade precisa ser dita e mostrada a todos, independente de fé, credo ou religião.

O cruz vergada é, nas palavras do autor católico Piers Compton, no livro de sua autoria intitulado The Broken Cross: Hidden Hand in the Vatican (1981).

"Um símbolo sinistro, usado pelos satanistas no século VI, que tinha sido restaurado no tempo do Vaticano II. Era uma cruz vergada ou quebrada, na qual era exibida uma figura repulsiva e distorcida de Cristo, que os bruxos e feiticeiros praticantes de magia negra da Idade Média criaram para representar o termo bíblico da 'marca da besta'."

"Porém, não somente Paulo VI, mas seus sucessores, os dois João Paulo, carregaram esse objeto e o mostraram para ser reverenciado pelas multidões, que não tinham a menor ideia de que representava o Anticristo."


Vejam bem: Eu poderia usar declarações de outros satanistas ou esotéricos para definir a cruz vergada... porém, decidi usar a declaração de um autor e escritor Católico, para mostrar a vocês que eles (a Cúria Católica) tem pleno conhecimento deste símbolo maligno e diabólico, usado insistentemente pelos Papas, desde o Papa Paulo VI, passando pelas mãos de João Paulo I e de João Paulo II, assim como, Bento XVI...



"Um símbolo sinistro, usado pelos satanistas no século VI, que tinha sido restaurado no tempo do Vaticano II. Era uma cruz vergada ou quebrada, na qual era exibida uma figura repulsiva e distorcida de Cristo, que os bruxos e feiticeiros praticantes de magia negra da Idade Média criaram para representar o termo bíblico da 'marca da besta'."



Assim como esta peça satânica circula pelos corredores e salões do Vaticano, lá fora, na praça de São Pedro, onde milhares de católicos se agrupam para ver o Papa, há outros 2 símbolos tão malignos quanto diabólicos, que pouco se dão a perceber, embora sejam bem grandes e visíveis aos olhos humanos...



Trata-se do Obelisco e da Roda das 8 Etapas...

Em breve, postarei um estudo sobre o significado do Obelisco e da Roda das 8 Etapas, tão conhecidos aos adeptos da Maçonaria e das Escolas Místicas e Esotéricas (visíveis ou invisíveis), quanto a todos os satanistas espalhados por todo o mundo.


Somente alguns irmãos católicos desconhecem esse envolvimento da Igreja Católica com o Satanismo Moderno e a Maçonaria...

Roda das 8 Etapas
Obelisco

Pastor Gil Corrêa.
Diretor, Escritor e Pesquisador
O Portal do Saber
2014