sexta-feira, 20 de julho de 2012

Esquema de Controle Mental em "Labirinto"

O Esquema de Controle Mental em

"Labirinto - A Magia do Tempo"

leadlabyrinth

O filme Labirinto de 1986, estrelado por David Bowie e Jennifer Connelly, mergulha os espectadores para um mundo de fantasia e maravilha. Como muitos outros contos fantásticos, o filme encerra em seu simbolismo com um significado subjacente e, neste caso, é bastante perturbador.

Labirinto descreve a programação de uma vítima de controle mental nas mãos de um manipulador sádico. Vamos olhar para o significado oculto do simbolismo encontrado em Labirinto.

Labirinto é um filme dos anos 80 por excelência que contém tudo o que amamos dos anos 80: música com sintetizador, efeitos CGI dos anos 80 e um David Bowie nos anos 80 com o mesmo penteado que sua tia Susan tinha nos anos 80. Por que não amar? O filme tem, de fato, tornado-se um "culto clássico " e ainda é um favorito das crianças.

Mas, como muitos desses filmes de fantasia deliciosa irreal, há mais sobre Labirinto que os olhos podem enxergar. Pela compreensão do simbolismo oculto e referências em Labirinto, o filme se torna uma alegoria grande para o controle mental, onde cada cena se refere a um aspecto particular do processo.

O que parece ser uma missão de uma jovem através de um labirinto para encontrar seu irmão bebê, torna-se uma metáfora para o mundo interno de uma vítima de controle mental que está sendo programada por um manipulador.

Os obstáculos que Sarah, o heroína da história, deve passar se relacionam com a vida real infligida à mente dos escravos do controle para incitar dissociação.

Jogos da mente, tortura, drogas e abuso sexual são todos simbolismos revelados durante o filme, dando a "aqueles que a conhecem" uma história completamente diferente do que é mostrado de primeira.

Labirinto é, portanto, construído como a maioria das obras esotéricas na História: ele é usado para esconder o simbolismo das massas, enquanto revela aos iniciados.

Muito pouco conhecimento prévio é necessário para compreender o significado subjacente de Labirinto, no entanto. O filme foi, de fato, mencionado por alguns autores no controle mental que o descreveu como um dos filmes mais flagrantes em programação Monarca

Fritz Springmeier até mesmo declara que Labirinto é usado por manipuladores de controle mental como um script de programação para treinar os escravos.

Isso é muito plausível, pois o filme tem muitas semelhanças com Alice no País das Maravilhas e O Mágico de Oz - dois filmes que são conhecidos por serem usadas na programação de controle mental.

A única diferença é que Labirinto foi provavelmente construído especificamente para esse fim, enquanto, ao mesmo tempo, expõe as massas a esse tipo de simbolismo.

Já que Labirinto é um projeto para controle mental, é justo que a estrela do show seja um artista que tem servido como um modelo a estrelas pop modernas: David Bowie. Ao longo de sua carreira longa e eclética, Bowie tocou em muitos temas ocultistas e rituais que hoje são utilizados pelas estrelas pop feitas pela indústria.

E, por alguma razão, muitos daqueles que tocam esses temas ocultos também integram o controle mental em seus trabalhos. Talvez seja devido ao fato de que o controle mental depende fortemente dos rituais de magia negra e os ensinamentos cabalísticos.

Então, antes de olharmos para o simbolismo do filme, vamos dar uma breve olhada em alguns dos simbolismos utilizados por David Bowie.

David Bowie: Aquele que Todos Imitam

Muitos artigos deste blog mencionam estrelas pop modernas e o simbolismo oculto embutido em suas obras. Era apenas uma questão de tempo até David Bowie ser mencionado, visto que ele é, aparentemente, uma grande fonte de inspiração para muitos deles. 

David Bowie é de fato o protótipo do ícone pop-star/oculto cujas obras incorporam conceitos originários de sociedades secretas. De estranho alter-egos, ao conceito ocultista da androginia e, claro, incluindo referências a Aleister Crowley e sua Thelema, Bowie fez décadas atrás o que as estrelas pop estão fazendo agora.

ziggygaga1
O alter-ego de Bowie chamado Ziggy Stardust era uma representação do "homem iluminado" que alcançou o mais alto nível de iniciação: androginia (como representado por Baphomet)

bowie
Desenho da Árvore da Vida Cabalística

bowie
Bowie vestido com trajes egípcios (como Crowley costumava fazer) e exibindo o sinal da mão de "Assim acima, como abaixo", também conhecido como um sinal de Baphomet

A diferença entre Bowie e estrelas pop de hoje é que ele estava bastante aberto em relação à influência oculta em seu ato e música. Em uma entrevista de 1995, Bowie declarou: "Meu interesse primordial é na cabala e no Crowleyismo. Aquele lado errado do cérebro todo escuro e bastante temido do mundo do nunca". 

Em sua canção Quicksand, 1971, Bowie cantou: "Estou mais perto da Golden Dawn / Imersos no uniforme das  imagens de Crowley" (Golden Dawn é o nome da sociedade secreta fundada por Crowley). Esses são apenas alguns exemplos da influência oculta sobre o trabalho de Bowie e um livro inteiro poderia ser escrito sobre o assunto.

Uma vez que o principal antagonista de Labirinto é um feiticeiro que também acaba querendo cantar de improviso músicas pop, David Bowie foi um ajuste perfeito para o papel. Será que ele sabia que desempenhou o papel de um manipulador de controle mental?

Labirinto
Labirinto
Este cartaz do filme Labirinto é cheio de imagens de gatilho MK

Lançado em 1986, Labirinto foi um esforço colaborativo entre George Lucas, Jim Henson (seu último filme) e David Bowie. Usando efeitos incríveis, o filme rapidamente se tornou um clássico no que podemos chamar de "fantasia torcida" do gênero. O enredo do filme é simples: uma adolescente chamada Sarah passa por um labirinto estranho e mágico para recuperar seu irmão bebê que foi raptado por um feiticeiro chamado Jareth e seu exército de duendes.

Alguns críticos não apreciam a natureza aleatória dos eventos do filme. Robert Ebert afirmou que este tipo de filmes "não são tão de suspense como deveriam ser porque eles não têm de seguir qualquer lógica. Qualquer coisa pode acontecer, nada precisa acontecer, nada é como parece e as regras continuam mudando." 

Ao descrever o filme dessa maneira, sem saber Ebert descreve o mundo interior de um escravo do controle mental, que é exatamente o que o labirinto representa. Através de trauma, a psique do escravo é reprogramada pelo manipulador, resultando em uma situação onde tudo pode acontecer, nada precisa acontecer, nada é como parece e as regras continuam mudando.

A busca de Sarah por seu irmão bebê é, na verdade, uma busca para recuperar sua persona inocente (seu eu "real") que foi tomada pelo manipulador. Os vários eventos que acontecem à Sarah são reflexos distorcidos  de trauma de controle mental real - escondido atrás de um véu de fantasia e imaginação.

A Premissa

A trama do filme lembra muito a de O Mágico de Oz e Alice no País das Maravilhas, duas histórias que são por acaso conhecidas por serem utilizadas na programação de controle mental. 

Uma jovem, entediada e perturbada com a sua vida normal, se encontra em uma terra de fantasia, onde tudo pode acontecer. A fim de voltar para casa, ela embarca em uma perigosa missão para chegar a um grande castelo (não muito diferente da cidade Esmeralda de O Mágico de Oz). Ao longo do caminho, a menina assertiva usa sua inteligência, coragem e força para passar os obstáculos em um mundo onde não há regras estabelecidas.

Labirinto é fortemente simbólico do início ao fim, a partir da primeira cena. Sarah está em um parque, vestida como uma princesa, ensaiando para uma peça sob o olhar atento de uma coruja que está de pé em cima de um obelisco.
laby111-e1320696961881
Uma coruja está em pé no topo de um obelisco, vigiando Sarah

Nós rapidamente aprendemos que a coruja é Jareth, o Rei dos Duendes (interpretado por David Bowie). O fato de que Jareth assume a forma de uma coruja no "mundo real" e que ele está no topo de um obelisco é muito revelador sobre o que ele realmente representa: A elite oculta. 

A coruja é conhecido por ser o principal símbolo dos Illuminati da Baviera e ainda é usado por grupos de elite como o Bohemian Grove. Ela representa "aqueles que agem sob o manto da escuridão".

minervalChurch
Símbolo do grupo Minerval dos Illuminati da Baviera que é caracterizada por uma coruja vigilante

A coruja fica em cima de um obelisco, um monumento que está constantemente visível em todo o filme inteiro. O obelisco foi, durante séculos, o símbolo supremo do poder da elite oculta. 

Encontra-se em pé em lugares mais poderosos do mundo e estranhos poderes ocultos são atribuídos a eles. Estes monumentos de altura originam-se no antigo Egito e é dito representar o falo perdido de Osíris - em outras palavras, a energia masculina. 

O obelisco é um símbolo fálico, portanto, o fato de que essa jovem encontra muitos deles durante a sua busca pode ser um lembrete do manipulador dominando-a  mentalmente e sexualmente (por meio de abuso).

A coruja assiste à Sarah, que está vestida como uma princesa e ensaiando para uma peça, ilustrando a sua tendência natural para dissociar da realidade e para assumir outras personalidades, uma característica que os manipuladores MK procuram quando recrutam escravos com potencial. Sarah é, portanto, "marcada" pelo sistema sombrio de controle mental Illuminati.

Na casa de Sarah, encontramos várias pistas relacionadas com a sua predisposição ao controle mental. Ela é cercada por brinquedos, livros e cartazes que anunciam a aventura dissociativa que ela está prestes a embarcar. 

Muitos dos brinquedos de Sarah serão encontrados animados durante sua aventura, que nos diz que tudo o que vai acontecer vai ser um resultado de sua própria imaginação, alimentada pelas coisas que são familiares a ela.
laby2221-e1321296238442
Entre as coisas de Sarah, encontramos uma versão de brinquedo do obelisco cravejado de labirinto, ela está prestes a entrar nos livros do Mágico de Oz e Alice no País das Maravilhas. Ambos os contos de fadas são usados ​​para incentivar as vítimas a dissociar da realidade. Labirinto não é diferente e é, provavelmente, usado em programação real de controle mental

Logo acima de cama de Sarah está o famoso desenho de Escher com o nome de "Relatividade".
laby333-e1320780268449
O desenho "Relatividade", de Escher, (a imagem com as escadas indo em todas as direções) logo acima de cama de Sarah

As imagens incompreensíveis de Escher contêm características confusas que a mente nunca poderá calcular. Por esta razão, elas são usadas ​​na programação de controle mental real. Essa pintura em particular irá se tornar muito importante mais tarde no filme.

"Se [a criança] tem ondas cerebrais artística, em seguida, o programador irá utilizar o trabalho de arte na programação. O trabalho de arte do artista europeu M.C. Escher é excepcionalmente adequado para fins de programação. Por exemplo, em seu desenho de 1947 "Another World", o avião de trás que está no centro serve como um muro em relação ao horizonte, um piso em conexão com o ponto de vista através da abertura superior e um limite máximo no que diz respeito à visão em direção ao céu estrelado. Reversões, imagens de espelho, ilusão, e muitas outras qualidades aparecem na obra de arte de Escher que fazem todas as 76 ou mais de suas obras excelentes para a programação." - Fritz Springmeier, The Illuminati Formula to Create a Mind Control Slave

Então Sarah está com raiva de seus pais, especialmente a madrasta, porque ela tem que ficar em casa e tomar conta de seu irmãozinho chamado Toby, enquanto eles saem. Confrontado com gritos incessantes da criança, Sarah quer que o Rei dos Duendes a leve embora. Uma coruja, em seguida, entra no quarto e transforma-se em Jareth, o Rei dos Duendes.
laby444-e1320782028430
Jareth oferecendo Sarah "presentes" representado pela bola de cristal

Jareth levou Toby ao seu mundo e irá transformá-lo em um de seus duendes. Em termos de controle mental, o bebê Toby representa a real personalidade de Sarah que foi levada por Jareth, seu manipulador. Enquanto Jareth detém a real persona de Sarah, ele será capaz de fazê-la atravessar o Labirinto - que representará sua programação.

Quando Sarah pede para Jareth devolver Toby, o Rei Goblin usa suas habilidades de manipulação e persuasão. Ele mostra a Sarah uma bola de cristal e diz a ela que a bola contém "todos os seus sonhos". Ele adverte que no entanto "não é um presente para uma menina normal, que cuida de um bebê chorão". 

Em outras palavras, o presente é só para as meninas que perderam o bebê - vítimas de controle mental. 

Jareth o manipulador tem o poder para ajudar a Sarah escapar da vida que ela detesta, mas ela deve permitir que ele possua sua personalidade real - para controlar a sua mente. Quando Sarah recusa a oferta de Jareth, que é equivalente com o tema de Fausto de vender a alma ao Diabo, a bola de cristal magicamente se transforma em uma cobra e é jogada a ela. 

Jareth então ameaçadoramente diz: "Não me desafie". Vendo que ela não vai esquecer-se sobre o bebê, Jareth diz a Sarah que Toby está em seu castelo e que ela tem 13 horas para encontrá-lo. Ambos são transportados para o Labirinto, que é uma grande imagem representando Sarah em seu mundo interior sob o controle de um manipulador.

Dentro do Labirinto
laby555-e1320783074935
Sarah deve atravessar um labirinto gigante, a fim de chegar ao castelo, que representa sua persona compartimentada. 

O labirinto inteiro é o mundo interno de Sarah e Jareth é o mestre incontestável de tudo que acontece nele. Ele também pode mudar tudo à vontade. Obeliscos são encontrados em todo o labirinto, um símbolo fálico lembrando do controle sexual dos manipuladores têm sobre seus escravos.

Dentro do labirinto, Sarah rapidamente percebe que ela não obedece as regras da realidade. Ela se encontra andando caminhos retos inacabáveis levando a lugar nenhum.
laby644-e1320783620701
O Labirinto parece ser um caminho infinito em linha reta para lugar nenhum

Sarah, em seguida, descobre que é só retratando mentalmente uma entrada para o castelo que se irá aparecer uma. Ela deve fazer seu próprio caminho dentro de sua própria mente.
laby777-e1320783868259
Plantas estranhas com os olhos nas paredes do labirinto nos lembra que Sarah é totalmente monitorada pelo seu manipulador durante todo o processo. O símbolo do "olho que tudo vê" é muito utilizado em programação real de controle mental

Ao tentar avançar através do labirinto, Sarah percebe que tudo continua a mudar ao seu redor. Ela conhece criaturas estranhas que dizem enigmas confusos que levam a caminhos inacabáveis de lógica circular. Seu lema parece ser "isso não é justo", como ela repete isso inúmeras vezes durante o filme. 

Essa frase resume muito bem a vida de um escravo MK. Não há regras e todo tipo de injustiça pode ocorrer.

Enquanto isso, Jareth está no castelo com Toby,  monitoramento Sarah.
laby1-e1321303606447
O trono de Jareth tem características de chifres - como muitas outras coisas no Labirinto - lembrando os telespectadores sobre a natureza satânica subjacente ao processo de controle mental

As Fortes Experiências

Em seu caminho em direção ao castelo, Sarah passa por todos os tipos de obstáculos, muitos dos quais representam simbolicamente traumas reais vividos por vítimas de controle mental.

Na primeira prova de Sara, ela cai em um poço cheio de "mãos que ajudam".
laby888-e1320784918742
Sarah é mantida e agarrou pelas mãos incontáveis ​​em torno dela. Isto pode se referir às vítimas sendo manipuladas e abusadas por manipuladores ocultos

Depois, Sarah se encontra em uma floresta e cercada pela Gangue do Fogo, que são criaturas cantantes estranhas que podem remover partes de seus corpos à vontade. O conceito de partes do corpo desmembrando é central para a programação de controle mental.

A performance da Gangue do Fogo logo se transforma em um pesadelo quando eles saltam sobre Sarah e tentam remover sua cabeça.
laby2-e1320785959401
A Gangue do Fogo tenta remover a cabeça de Sara de seu corpo, representando a dissociação do escravo MK  em relação à realidade

Após escapar da Gangue do Fogo, Sarah se encontra em um lugar ainda pior, o Piscina do Odor Eterno.
laby4-e1320786117677
A piscina do fedor é basicamente uma grande tanque gasoso de fezes. Ela fica emitindo flatulência e arrotos e é portanto um lugar bastante "corpóreo"

Sarah e seus amigos são forçados a atravessar o lago nauseabundo, a fim de continuar a busca. Esta cena estranha pode se referir à técnica de controle da mente real para induzir trauma que consiste na imersão dos escravos nas fezes e urina e / ou a consumi-los. 

Nossa repulsa natural de excrementos e o mau cheiro que começa a partir deles são a forma do nosso corpo para nos dizer para ficar longe deles, porque eles estão infestados com todos os tipos de vermes e parasitas que são tóxicos para nós. Nossos organismos são tão bem feitos que somos instintivamente repulsados pelas coisas que são ruins para nós. 

O consumo forçado de excrementos é, portanto, particularmente traumático, uma vez que vai contra os instintos mais básicos do corpo humano. 

O episódio de Sarah na Piscina de Odor Eterno é uma maneira "criativa" para descrever a experiência traumática de Sarah como um escravo MK durante a programação.

Depois de atravessar a piscina, Sarah é dada um presente - um que é envenenado, é claro.
laby5-e1320861167642
Sarah recebe um pêssego que a faz ter alucinações - uma alusão velada aos medicamentos que são dadas aos escravos Monarca durante a programação

Quando Sarah dá uma mordida no pêssego, ela se sente tonta e começa a alucinar. Escravos monarcas estão constantemente recebendo drogas para amplificar os efeitos da programação e de incitar o medo e terror. Deitado no chão, Sarah vê uma bola de cristal com uma imagem simbólica que a representa.
laby6-e1320861449650
Sarah vê bonecas em roupas de princesa cercada por grades - uma maneira clássica de retratar escravos do controle mental

Sarah é mostrada em uma estranha bola com o convidado usando máscaras de cabras, porcos e aves (comumente chamado de um baile Illuminati) e encontra Jareth, seu manipulador, esperando por ela.
laby7-e1320957898425
Jareth à espera de Sarah por trás de uma máscara com chifres no baile Illuminati

Jareth e Sarah encontram um aos outro e começam a valsa juntos, com Jareth dando olhares sugestivos ... para uma menina de 15 anos de idade. A cena retrata simbolicamente a união forçada satânica entre o escravo (que se diz ser a princesa de seu mundo) e seu manipulador. 

As letras da música de David Bowie tocando durante o baile pode ser interpretativo como uma "canção de amor" de um manipulador a um escravo controle mental.

"Como a dor varre
Não faz sentido para você
Toda emoção foi
Não foi muita diversão de verdade
Mas eu estarei lá para você
Quando o mundo cai ...
... Está caindo"

O baile, então, rapidamente se transforma em um pesadelo, onde todos os convidados mascarados começam a correr atrás dela (ela está "alucinando"?). Sarah começa a correr, quebra um espelho e passa através dele, outro símbolo clássico de controle mental.
laby112-e1320958211941
Para escapar do baile, Sarah deve quebrar um espelho - a imagem simbólica que representa a ruptura de sua personalidade

Confrontando Jareth

Apesar de todos esses problemas, Sarah finalmente chega ao castelo e entra nele. Ela se encontra perdida em uma pintura de Escher em tamanho real com o engatinhante Toby. Jareth magicamente aparece em toda parte dentro da cena, da mesma forma que os manipuladores aparecem no mundo interior dos escravos Monarca.
laby9-e1320959766299
Pinturas de Escher representam perfeitamente o mundo interno absurdo e totalmente desorientado de escravos monarca

Então o mundo inteiro em torno de Sarah desmorona, deixando apenas seu manipulador de frente para ela. Sarah pede Jareth para lhe dar de volta o bebê (seu núcleo inocente). Jareth lhe dá uma clássica ambígua - do tipo que os escravos MK recebem de seus manipuladores. Ele diz:

"Eu tenho reordenado o tempo ... Eu tenho virado o mundo de cabeça para baixo ... Eu fiz tudo para você. Estou exausto de cumprir suas expectativas sobre mim. Não é isso generoso?"

Ele, então, oferece-lhe a bola de cristal novamente.
laby10-e1320960447540
Jareth pede a Sarah para vender sua alma em troca dos seus sonhos

Ele diz:

"Olha o que eu estou lhe oferecendo. Seus sonhos. Peço por tão pouco. Apenas me deixe controlar você, e você pode ter tudo o que você quer. Apenas tenha medo de mim, me ama, faça como eu digo, e eu serei o seu escravo".

Este é o clássico  "pacto com o Diabo" de Fausto, em que Jareth diz que ele "pede tão pouco", enquanto ele está realmente pedindo tudo de Sarah: sua mente, corpo e alma.

Sarah, em seguida, começa a recitar os versos que ela estava praticando no início do filme e diz: "Você não tem nenhum poder sobre mim". Tudo se desintegra, mais uma vez, Sarah deixa seu mundo interno e se vê de volta ao mundo externo, o mundo real, sua casa. Toby está de volta em seu berço e tudo está aparentemente de volta ao normal.

Em seu quarto, vê algumas das criaturas que ela conheceu no Labirinto e está aparentemente feliz em vê-los. Ela diz a eles:

"Eu não sei porque, mas ... às vezes na minha vida, por nenhuma razão, eu preciso de você".

Em outras palavras, Sarah aceitou o mundo interno que foi programada nela pelo seu manipulador. Ele agora pode ser desencadeada por ele a qualquer momento durante sua vida.
laby13-e1320961418921
Sarah e sua festa de amigos em seu quarto sob o olhar atento de uma coruja, Jareth, que nunca perdeu o controle dela. Ele é realmente o vencedor do duelo com Sarah. Sua programação está completa

O filme fecha com uma canção de David Bowie "Underground". A canção tem estilo gospel (com um coro alto evangélico acompanhando-o) e fala sobre um lugar com "nenhuma dor". 

Esse lugar não é o céu, mas "Underground", que pode ser equiparado ao inferno, que, em termos de controle da mente, é a vida cheio de trauma de um escravo MK.

Assim, em perfeita continuidade com o filme, Bowie deixa os telespectadores com uma inversão última de bem e mal, céu e inferno e prazer e dor, com esta canção:

"Ninguém pode culpá-lo
Por caminhar para longe
Muita rejeição (na na)
Nenhuma injeção de amor
A vida pode ser fácil
Não é sempre fantástico
Não me diga que a verdade dói, menina
Porque dói como o inferno
Mas lá no subsolo
Você encontrará alguém verdadeiro
Embaixo, no subterrâneo
Uma terra serena
A lua de cristal, ah, ah

É apenas para sempre
Não muito longo
Perdido e solitário
Isso é subterrâneo
Subterrâneo

Papai, papai, me tire daqui
Ha ha eu estou no subterrâneo
Ouvi falar de um lugar hoje
Nada machuca novamente
Papai, papai, me tire daqui
Ah ha eu estou no subterrâneo
Irmã irmã, por favor leve-me para baixo
Ah ah eu estou no subterrâneo
Papai, papai, me tire daqui"

Enquanto a maioria dos espectadores interpretam a história de Labirinto como um conto sobre "a importância da imaginação" ou algo do tipo, o simbolismo do filme dá-lhe um significado mais profundo. 

Uma vez que o imaginário e os gatilhos relacionados ao controle da mente são entendidos, o filme torna-se uma vívida descrição do mundo interno de um escravo Monarca durante a programação. 

Totalmente à mercê de seu manipulador e o mundo distorcido que ele criou em sua mente, o escravo tenta retornar à realidade, onde as coisas fazem sentido. A tarefa é difícil como o manipulador controla o tempo (daí o relógio de 13 horas que continua aparecendo durante o filme) e espaço (passagens secretas no Labirinto). 

Durante a busca, o escravo se reúne com amigos que parecem estar ajudando ela, mas que estão, na realidade, levando-a a exatamente onde seu manipulador quer que ela esteja. De fato, a inteira "busca pela libertação" de Sarah é na verdade sua manipulação no sentido da aceitação de sua programação. Ao passar pelo labirinto, Sarah passou por todos os traumas necessários para programá-la. 

O que parece ser a derrota de Jareth é na verdade uma vitória como ele conseguiu programar o mundo interno de Sarah. Ele pode ser usado, em suas palavras "às vezes em sua vida".

Conclusão

Como O Mágico de Oz e Alice no País das Maravilhas, Labirinto é um conto de fadas imaginativo cuja história pode ser usada como um script na programação controle mental. 

Ao contrário dos contos mais antigos no entanto, Labirinto poderia ter sido construído especificamente para fins de controle mental. A história, o simbolismo e a música do filme tudo forma sobrecarga sensorial coesa, onde os espectadores estão totalmente imersos no estranho mundo de controle mental. 

Há no entanto um problema: como o controle mental das vítimas, a maioria dos telespectadores estão completamente enganados pelo filme e sua mensagem. Embora pareça ser sobre o triunfo do espírito de uma menina sobre o mal,  é na verdade o triunfo do mal sobre a mente de uma menina. 

Nas palavras de Bowie, 'não me diga a verdade dói, menina', 'Porque dói como o inferno'.

Fonte: VigilantCitize