quinta-feira, 21 de março de 2013

Saturnália ou Natal?

Saturnália ou Natal?


Você tem conhecimento do que é realmente a celebração comumente conhecida como o Natal?

Onde estão as suas origens e por que alguns cristãos ainda o celebram?

Todo o mundo ocidental realiza um festival anual em torno de uma certa grandeza e misticismo, caracteristicamente pagão-religioso.

Poucos compreendem o verdadeiro sentido dessa celebração, porque a história e os séculos têm protegido, com a camada espessa do esquecimento, as origens de um nascimento transcedental, hoje, longe de seu significado primário.

Pode-se conhecer as suas origens antes de celebrar o Natal.
Em dezembro, chega um momento em que o ser humano se desperta de uma espécie de ternura reprimida.

Onze meses e meio ele trabalhou, afundado na rotina de tarefas diárias, distraindo-se de sua verdadeira vocação... amar.

O homem foi criado para amar, mas é na última quinzena do ano que ele procura um escape para demonstrar afeto.

Ele deixa de lado o trabalho e o egoísmo e, mesmo quando sabemos que a situação é urgente, faz uma pausa, uma trégua provisória na ânsia diária para abraçar o seu vizinho, desejar algo de bom, enviar uma saudação escrita, dar um presente e esquecer as diferenças.

Tudo isso por alguns dias, celebrando algo que não conhece, o Natal.

O homem não pode esconder um fato.

Deus visitou esta terra como foi profetizado por Miqueias 27 séculos atrás.

"Porque eis que o SENHOR sai do seu lugar, e desce, e anda sobre os altos da terra. Os montes debaixo dele se derretem, e os vales se fendem; são como a cera diante do fogo, como as águas que se precipitam num abismo. Tudo isto por causa da transgressão de Jacó e dos pecados da casa de Israel." Miqueias 1:3-5a.

E a palavra é cumprida.

21 séculos atrás, o apóstolo João dá testemunho.

"E o Verbo se fez carne e habitou entre nós (e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai), cheio de graça e de verdade". João 1:14.

João dá testemunho dele e tudo acontece conforme estava escrito.

Nós também podemos ver nas escrituras de Isaías 7:14 e Isaías 9:6 estas profecias cumpridas em Mateus 1:22,23 e Mateus 1:25.

O Natal é uma palavra que vem do latim "nativitatem", que significa natividade ou nascimento.

O costume reduziu o termo "natividade" e se adotou o termo "natal".

E na verdade a palavra de Natal, neste momento é uma boa desculpa para se divertir, fazer negócios e na maioria das vezes, para o pecado.

O inimigo de Deus e do homem tem utilizado esta data, esta palavra e esta festa, para distrair o homem, de que há um significado profundo que reveste o nascimento mais notável ocorrido na humanidade: o nascimento do Deus encarnado na Terra.

Este significado foi revelado para o carpinteiro José, esposo de Maria Mateus 1:21, quando o anjo disse-lhe em um sonho.

"Ela dará à luz um filho e chamar Jesus o seu nome: porque ele salvará o seu povo dos seus pecados."

Neste período, é o pleno significado do Natal ou o nascimento de Jesus, a razão para o advento bonito na carne por meio de Jesus, a segunda pessoa da Santíssima Trindade do Deus Altíssimo: ele salvará o seu povo dos seus pecados.

É isso que o mundo celebra nesses dias de dezembro?

Porque a única razão pela qual o homem faz parte, tem a sua profunda gratidão a Deus e se alegra com a sua família, vizinhos, colegas de trabalho ou de escola ou amigos, é que Jesus salvará o seu povo dos seus pecados.

Se este não é o propósito da celebração do Natal, todo o feriado é sem sentido e torna-se uma celebração puramente pagã.

Se você comemorar o Natal dessa forma, fazendo parte do povo do Senhor e foi resgatada por ele, seus pecados, certamente você se alegrará a cada Natal, porque então seus cartões, enfeites, presentes, festa, jantar, tudo tem no seu centro, como base, a mesma ideia central: Jesus salvará o seu povo dos seus pecados.

A realidade do século 21 é que o homem está indo atrás do engodo de uma festa que já perdeu seu significado.

Os séculos foram se tornando oposição ao verdadeiro significado que Deus criou.

Ou será que os shoppings, restaurantes, locais públicos, meios de comunicação de massa, casas, igrejas celebram que Jesus veio a este mundo para salvar o seu povo dos seus pecados?

Pelo contrário, o mundo dá uma imagem apocalíptica.

"... Caiu, caiu a grande Babilônia, e se tornou morada de demônios e covil de todo espírito imundo, e coito de toda ave imunda e detestável. Porque todas as nações beberam da ira da sua prostituição, os reis da terra se prostituíram com ela, e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias". Apocalipse 18:2,3

Como a igreja celebra?

A igreja primitiva devia celebrar a festa, porque eles foram os que herdaram a palavra de Deus, tinham andado com Jesus e foram os mais imediatos a obedecer aos seus mandamentos.

Essa igreja primitiva celebrava o Natal?

Não há um único vestígio na Bíblia, porque Jesus não celebrou a sua ordem de nascimento, ou de seu aniversário, mas a sua morte, e era isso que, com reverência, a Igreja dos Atos dos Apóstolos celebrava.

E tudo porque estava escrito.

"Assim, toda vez que você come deste pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor até que Ele venha". 1 Coríntios 11:26.

"... Fazei isto em memória de mim ". Lucas 22:19.

A razão para comemorar o Natal não é muito clara.

É um modo em espera, anunciando a sua morte, não o nascimento.

É também por isso o livro de Eclesiastes diz.

"... melhor é o dia da morte do que o dia do nascimento". Eclesiastes 7:1.

Uma pergunta que se faz é se a Igreja de Jesus Cristo celebrava tudo em conformidade com o plano de Deus e com a ordem direta de Jesus.

Porque é que a igreja que garante a sucessão e o mundo, não só deixam de comemorar como de obedecer à ordem de Deus?

No ano de 354 d.C., o bispo Libério de Roma ordenou que em 25 de dezembro fosse comemorado como o aniversário de Cristo (Encyclopedy World Book, 1907, volume 7, página 611).

A Bíblia não diz isso; o homem não só inventou a data, como forçou sua comemoração.

Ele deve ter um propósito.

A realidade era que ele o tinha.

Naquele dia ele observava a Roma pagã.

Era 25 de dezembro, o antigo festival do solstício de inverno, a festa de Saturno, ou Saturnália, que remonta à tradição babilônica e principalmente recordando Mitra, o deus do sol, no dia de seu nascimento.

Dizia-se que Mitra, Baco, Adonis, Hórus, Osíris, Júpiter, Hércules, e Tamuz, o filho de Nimrod, nasceram na mesma época de Inverno, agora conhecida como Natal.

Naturalmente, estes dias eram celebrados da maneira mais degenerada e imoral.

Ela sempre foi uma das festas que mais desprestigiaram Roma, desde os primeiros séculos.

Assim nasceu a ideia de unir o nascimento desses deuses ao nascimento de Cristo, um legado que nós sofremos até hoje.

Na Babilônia, a festa de Saturno era uma característica grande devassidão e embriaguez não muito longe de celebrações de Natal em nossos dias...

Ele também tinha dois estreita chamada de comando típica a nossa atenção.

Os pinheiros foram utilizados, em todos os lugares, para representar o calor do renascimento do deus sol, sob a forma de fogo ("O homem e seus deuses", página 201).

Isto foi baseado em uma lenda antiga babilônia.

Uma noite, uma árvore verde nasceu de um tronco morto, e disso se dizia que o deus sol Nimrode, o "tronco seco" reencarnava em Tamuz "árvore frondosa", quando sua mãe Semíramis deu à luz a ele naquela noite.

As lendas são distribuídos ao longo dos anos, e esta passou aos druidas e egípcios e foi aprovada por Roma, a que estava pendurada na árvore, entre outras coisas... cerejas vermelhas que mais tarde se tornaram em bolas brilhantes, "esferas", como um símbolo do deus do sol e isso foi incorporado à celebração do Natal de hoje.

Note que a Bíblia não aceita que se dê culto, nem a Deus, nem a alguém ao pé das árvores.

Na lei mosaica está escrito.

"Destruireis por completo todos os lugares onde as nações que ides desapossar serviram aos seus deuses, sobre as altas montanhas, sobre os outeiros e debaixo de toda árvore frondosa." Deuteronômio 12:2.

"Eu me prostrarei ante um tronco de árvore?". Isaías 44:19.
Isso também representa a dedicação que as pessoas colocam no lugar da árvore, que é uma tradição, um ritual, porque é uma atividade pagã.

Cuidado com o que a Bíblia diz em Ezequiel 6:13,14 porque não pode ser coincidência que os Estados Unidos e outros países estejam sofrendo neste momento, se tivermos em conta por alguns minutos esta profecia.

Os presentes são colocados debaixo da árvore.

Tertuliano menciona isso como parte da Saturnália romana.
Os presentes, como moda oriental, que herdara mais do que nunca a bacanal pagã.

Se olharmos para a história, Roma aprovou a troca de presentes, em memória dos presentes que os magos apresentaram a Jesus.

Apenas os magos fizeram presentes para o nascimento e, por esse tempo, José, Maria e o filho, viviam em sua casa.

"E como ele entrou na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e prostraram-se e adoraram, e abrindo os seus tesouros, ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra." Mateus 2:11.

Então, aqueles que "deram" não "trocaram" presentes.

Os esforços da Roma pagã para unir o paganismo eo cristianismo, sem respeitar o Senhor, coincidindo com os deuses criados pelos homens, é um legado que remonta da antiga Babilônia até hoje; ninguém ousou oficialmente denunciar a verdade dos fatos e fazer a diferença.

Até hoje, a tradição supera a verdade revelada por Deus em sua palavra.

A ignorância e do pecado do homem, escondido da obediência devida a Deus, sobre o que o Senhor Jesus Cristo comentou...

"Este povo me honra com os lábios, mas seus corações estão longe de mim. Mas em vão me adoram, ensinando como doutrinas os mandamentos de homens". Mateus 15:8,9.

O que os cristãos devem fazer?

Um cristão desta época, o Natal não pode detestar o Natal sob o pretexto de este ser uma herança pagã, porque você não pode tapar o sol com um dedo, nem pode, como a avestruz, esconder a cabeça da realidade em que vivemos.

O que os cristãos podem fazer é usar a ocasião da celebração da Saturnália mundana, deste tempo, para levar o descrente ou um novato religioso ao verdadeiro sentido e compreensão do Natal.

Trocar a Saturnália pelo Natal.

Isso porque Jesus salvará o seu povo dos seus pecados.

O que deveria abominar o cristão?

O Natal cristão abomina, detesta expressões mundanas da Saturnália.

Ornamentos pagãos, como a árvore, com seus penduricalhos, que não dizem nada sobre Cristo e dizem muito da adoração do deus do sol na antiga Mesopotâmia.

Os presépios vivos ou moldes, que recentemente tem-se convertido em folclore nacional, com suas progpagandas publicitárias bem difundidas que necessariamente levam à idolatria, porque a criança é tocada com a visão de uma manjedoura em Belém, acaba adorando bonecos de gesso, esquece-se e nunca aprende que Jesus veio a este mundo para salvá-lo de seus pecados.

A troca de presentes, que já são uma exigência, pressão e obrigação em escritórios, fábricas e até mesmo igrejas, que representam o triunfo do comércio estabelecido e do culto da sociedade de consumo que estamos sofrendo.

A melhor maneira de não comemorar a Saturnália é acabar com este abuso das trocas, o que exige a compra de produtos e a entrega ou colocação destes no lixo, por causa da sua importunação e gosto nada adequado.

Os Cartões de Natal, insossos, que promovem os sentimentos de hipocrisia e de lembrar feridas, e assim por diante.

As mentiras, os sábios, o Papai Noel, o famoso deus menino e, como muitos "demônios" tomando o lugar de Jesus para as crianças aprenderem a desviar os olhos dele.

Eles trazem presentes para as crianças que se comportam bem e que normalmente funciona; enquanto as crianças pobres não participam, as crianças ricas estão, embora eles se comportem mal.

O que falta nomear...

A pretensa guarda da inocência da criança chama-se ignorância, que coloca os pais a mentir para as crianças.

Em vias de ser condenado, por serem mentirosos, como afirma a Bíblia.

Além de ensinar as crianças a continuarem as mentiras e seguir os passos de seus pais a respeito do verdadeiro significado do Natal, para comemorar uma Saturnália pagã.
Saturnália ou Natal?

Um cristão que se orgulha de conhecer a palavra de Deus e obedecê-la, celebrá-la, e não uma Saturnália pagã da Babilônia e de Roma, mas um Natal que irá guiar o incrédulo para compreender o seu significado mais profundo.

O que um cristão celebra no Natal é a salvação através de Jesus Cristo e este em outubro ou em dezembro, mas cada um dos 365 dias do ano civil, porque um cristão é parte de seu povo, uma vez que nós somos salvos do pecado.

Os cristãos se aproveitaram da Saturnália de dezembro para anunciar, sem condenar ninguém, um Natal ou nascimento, mas não de Jesus, mas o nascimento espiritual de cada crente que vem à mente, a vinda do Messias.

Anunciando, em vez da Saturnália mundana, a natividade do crente.

A família do homem encontra-se com algumas finalidades.

O batismo infantil, os funerais e casamentos e, em menor escala, a chamada noite de véspera de Natal.

Você que é cristão, aproveite da reunião de família e vizinhos e amigos para anunciar o Natal.

O nascimento mais decisivo do mundo, porque por meio dele (Jesus), que é quem intercede por homem, pois ele será salvo dos pecados e da ira do dia seguinte.

Assim, um verdadeiro cristão não pode declamar o coro mundano de Feliz Natal,porque a maioria diria a muitos "Feliz Saturnália", pois os efeitos da véspera de Natal, se esta sobrevive, mostram-se na agonia do dia chamado Natal.

Feliz natal é feliz nascimento.

Que neste dezembro possamos dizer a muitos "feliz nascimento espiritual", pois Jesus ainda está vivo e ainda pende o teu arrependimento, para salvá-lo de seus pecados.

Amém.

Deus te abençoe.

Fonte: Ministério El Remanente, INC. Traduzido do espanhol por Cleber Olympio.

Gil Corrêa
Diretor, escritor e pesquisador
O Portal do Saber