segunda-feira, 23 de julho de 2012

O Sinistro Clube Dos 27 - Maldição? Mistério? Coincidência? Fatalidade?

Clube dos 27: Confira os artistas Famosos da música que morreram "misteriosamente" aos 27 anos

Amy Winehouse, Jim Morrison e Kurt Cobain morreram aos 27 anos


Amy Winehouse, Jim Morrison e Kurt Cobain morreram aos 27 anos em mortes misteriosas.

Os 27 anos são, no mínimo, míticos dentro do universo musical. Alguns dos grandes artistas que o mundo já conheceu "coincidentemente" vieram a falecer com esta idade. Além do talento inquestionável e da época da vida em que morreram, um outro fator é comum a estas estrelas: a personalidade polêmica.

A lenda (ou maldição, para alguns) conhecida como “Clube dos 27″ continua ganhando números para suas estatísticas. No dia 23 de julho de 2011, a cantora Amy Winehouse entrou para a lista e reacendeu a discussão em torno da idade cabalística da música.

Confira a seguir alguns artistas do “Clube dos 27″:

Robert Johnson
Robert Johnson morreu em agosto de 1938 aos 27 anos e a causa de sua morte nunca foi esclarecida. Fãs afirmam que o cantor de blues foi vítima de um envenenamento em um bar, após supostamente ter flertado com a esposa do dono do estabelecimento. Outra hípotese popular conta que ele teria vendido sua alma ao diabo em troca do inacreditável talento para tocar guitarra.

Brian Jones
No já distante 3 de julho de 1969, o músico Brian Jones foi encontrado afogado na piscina de sua casa. A certidão de óbito diz que a morte foi acidental. Mas, como ele era um excelente nadador, muitas suspeitas conspiratórias envolvem o ocorrido. Pouco antes de morrer, o exagerado consumo de drogas fez com que Brian fosse convidado a se retirar da banda que ajudou a fundar: The Rolling Stones.

Jimi Hendrix
O legendário guitarrista Jimi Hendrix perdeu a vida asfixiado pelo próprio vômito em um quarto de hotel, na Inglaterra, no dia 18 de setembro de 1970. Na ocasião, Hendrix consumia bebidas e drogas sem a menor moderação.

Janis Joplin
No dia 4 de outubro também de 1970, o mundo perdeu outro grande talento da música. A cantora Janis Joplin teve uma overdose de heroína e veio a falecer na cidade de Los Angeles, na Califórnia.

Jim Morrison
No dia 3 de julho de 1971, Jim Morrison morreu na banheira de seu apartamento, em Paris. O relatório oficial diz que um ataque cardíaco tirou a vida do ex-vocalista do The Doors. Apesar disso, 40 anos após a sua morte ainda circulam teorias de overdose e assassinato.

Kurt Cobain
Kurt Cobain foi encontrado sem vida no dia 8 de abril de 1994. As investigações policiais afirmam que o ex-líder do Nirvana cometeu suicídio três dias antes nas dependências de sua casa, em Seattle, mas uma boa parte de seus fãs acreditam que ele foi assassinado.

Amy Winehouse
No início da tarde de 23 de julho de 2011, a cantora Amy Winehouse foi encontrada morta na casa em que morava localizada no bairro de Camden, ao norte de Londres. Amy tinha um longo histórico envolvendo uso de drogas, bebidas e tentativas de reabilitação.

Assista a este vídeo que relata a morte de uns 40  Artista que morreram aos 27 anos...

http://www.youtube.com/watch?v=vru-BqWYEfM&feature=player_detailpage

Por Quê aos 27 ?

 

 As más línguas costumam dizer que existe uma maldição nos dias atuais acerca dos 27 anos. Esse tema é tão antigo quanto o rock’ n’ roll. Supertição ou criação de uma mídia sensacionalista? Isso não importa. 

O fato é que grandes nomes da música, principalmente do rock, morreram aos 27 anos de idade. A lista é enorme. É difícil dizer um número com precisão. Há quem diga que passam de 40. Mas os nomes mais conhecidos são:

Brian Jones, membro fundador dos Rolling Stones que morreu em 1969. Depois em 1970 o rock perdeu dois grandes nomes, Janis Joplin, e Jimi Hendrix. Já em 1971, foi a vez de Jim Morrison nos deixar. Nos anos noventa perdemos Kurt Cobain. E mais recentemente, Amy Winehouse. Todos eles aos 27 anos. Acaso? Maldição? Coincidência? Vai saber. 

Mas o fato é que essas pessoas se foram cedo demais. Os fãs relembram com prazer os grandes artistas que eles foram, mas é triste pensar sobre os grandes artistas que eles poderiam ter sido. 

O mundo rock é cheio de venenos, de perigos e caminhos tortuosos. Tudo aquilo que choca, que causa polêmica, ou é discriminado e rejeitado pela sociedade em geral, o rock incorpora pra si. Agrega à sua essência. No intuito de chocar, os fãs de rock podem realizar certas atitudes impensadas. E esse tipo de conduta perigosa se expressa muitas vezes em algumas canções. 

É comum frases do tipo “Morra jovem, permaneça belo”, ou, “ É melhor queimar de uma única vez que se apagar aos poucos”. Essas frases, hora servem de inspiração, hora de influência a um comportamento inconsequente. 

Os fãs de rock, principalmente os mais jovens, talvez pela idade, tem a mania ou acham válido passar do subjetivo para o objetivo. Eles não apenas curtem a letra, querem vivenciá-la. O problema é quando essa vivência se torna hábito, o hábito vira rotina, e a rotina um modo de vida. Daí até a morte precoce é uma simples questão de tempo. 

Talvez seja esse o caminho percorrido por inúmeras estrelas do rock que morreram jovens. É claro, essa é apenas uma teoria. Na prática existem outros fatores, muitas outra variantes. 

Gil Corrêa