sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Saúde da Mulher: Não Deixe de Fazer o Exame

Cancro do Colo do Útero (citologia)


Qual o objetivo da Citologia ou Exame de Papanicolaou?

O objetivo da citologia (Exame de Papanicolaou) é reconhecer as lesões pré-cancerosas do colo do útero. Estas lesões não causam qualquer sintoma específico e, por isso, só são possíveis de diagnosticar se a mulher fizer uma citologia com regularidade. O tratamento das lesões pré-cancerosas é simples e eficaz, e é o único caminho para evitar o aparecimento do cancro do colo do útero.

O que é o colo do útero? O colo é o segmento do útero que fica em contacto com a vagina. É revestido por dois tipos de tecidos: 

1. o epitélio colunar, que reveste o canal que liga o útero à vagina (endocolo) e é composto por uma única camada de células; 

2. o epitélio escamoso que reveste a parte externa do colo (exocolo) e é composto por várias camadas de células. 

Em condições ideais estes dois tecidos - o colunar e o escamoso - encontram-se no orifício externo do colo - junção escamo-colunar - ponto muito importante, pois é aqui que pode desenvolver-se o cancro do colo do útero.


Qual a importância das "feridas" do colo?

As lesões benignas do colo do útero, correntemente chamadas de "feridas", são muito comuns. Quase todas as mulheres têm uma "ferida" no colo do útero. Na maior parte dos casos não merece qualquer preocupação ou tratamento. O ideal seria que a junção escamo-colunar estivesse sempre no orifício externo do colo, mas isso raramente acontece. Por conseqüência da vida sexual, por influência hormonal ou outras, o epitélio colunar extravasa para o exocolo e arrasta consigo a junção escamo-colunar. Dá origem a uma 'ferida" do colo, como é comum dizer-se.


Como aparece o cancro? O cancro do colo é uma doença relativamente freqüente. A parece e desenvolve-se em silêncio, sem qualquer sintoma próprio. As células da zona de junção escamo-colunar podem ser alteradas pela ação de vírus transmitidos através das relações sexuais, pelo tabaco e outros agentes, que as transformam lenta e progressivamente no caminho do cancro. Nessa negra viagem passam primeiro por uma fase pré-cancerosa, que terminará no cancro se não for detectada e tratada a tempo e horas.

Quem corre perigo? Todas as mulheres com relações sexuais correm risco de cancro do colo do útero. O risco pode aumentar quando teve a primeira relação muito jovem, se fuma, se teve mais de um companheiro, se tem ou já teve doenças de transmissão sexual.

Como pode ser detectada uma célula pré-cancerosa? A citologia (Exame de Papanicolaou) é o exame através do qual se podem detectar as células pré-cancerosas do colo do útero e assim evitar o cancro. O seu médico assistente pode fazer-lhe uma colheita de células para o Exame de Papanicolaou. A citologia serve para verificar se as suas células são normais ou anormais. É um exame simples e completamente indolor.


A Citologia é um teste muito simples, indolor, que faz parte do exame ginecológico e pode salvar a sua vida.

Faça o exame pelo menos de 3 em 3 anos.

O que fazer com uma citologia anormal? Se o seu exame revelar células anormais, não se alarme. Qualquer lesão pré-cancerosa tem um tratamento simples e seguro. O seu médico assistente é a pessoa mais indicada para lhe explicar o resultado do exame e dar as instruções necessárias. Uma consulta de ginecologia é indispensável.

A consulta de ginecologia – O ginecologista vai observá-la com um colposcópio. Ele vai fazer-lhe um exame igual aos que já conhece, só que vai utilizar um microscópio para poder observar com mais pormenor o colo do útero. Com a ajuda do colposcópio vai verificar se tem qualquer lesão pré-cancerosa e, caso seja necessário, ele fará uma pequena biópsia para chegar ao diagnóstico. Esteja tranqüila, pois estes procedimentos não lhe provocarão grande incomodo.


O Colposcópio: Com o colposcópio o ginecologista verá o colo do útero com mais nitidez. O diagnóstico é mais seguro.

Qual é o tratamento de uma lesão pré-cancerosa? Estas lesões têm vários graus de gravidade - I, II e III - até chegar a cancro. Há vários tipos de tratamento, que têm indicações variáveis conforme o tipo de lesão em causa. Em geral são tratamentos muito simples, realizados no consultório em 15 a 30 minutos. Não lhe provocam grande desconforto e são altamente eficazes.

Como e quando fazer a citologia? A citologia pode ser realizada pelo seu médico assistente. Se tem relações sexuais deve fazer o exame, seja qual for a sua idade. Caso o resultado seja normal deverá repeti-lo pelo menos de 3 em 3 anos, até aos 65 anos.

a informação constante desta página foi reproduzida,
mediante permissão, de um guia sobre Citologia,
escrito pelo Dr. Daniel Pereira da Silva,
Diretor do Serviço de Ginecologia do IPO de Coimbra