segunda-feira, 21 de julho de 2014

Divórcio ou Separação Pode Elevar Pressão Arterial


Falta de sono adequado após divórcio ou separação pode elevar pressão arterial, trazendo inúmeros riscos à saúde




Ter uma péssima noite de sono após assinar os papéis do divórcio pode lhe proporcionar muito mais do que apenas olheiras.

Uma recente pesquisa mostra que o se divorciar pode gerar problemas perigosos para a saúde como pressão arterial elevada.

A Universidade do Arizona promoveu, através de uma equipe de cientistas, um estudo com 138 pessoas recém-divorciadas ou separadas, para saber como elas estavam dormindo após a perde amorosa.

A pressão foi medida 3 vezes ao longo do dia por um período de 7,5 meses. Os que tinham problemas para dormir por sofrerem com a separação tiveram a pressão arterial aumentada alguns meses depois.

Kendra Krietsch, principal autora do estudo, disse: “Se alguém está passando por um divórcio e é incapaz de dormir, eles realmente precisam de ajuda ou podem gerar problemas em sua saúde”.

Ela prossegue: “Todos nós podemos passar por algo estressante em nossas vidas, quer se trate de um divórcio ou alguma outra coisa. Isso mostra o quanto é importante para nós valorizarmos o sono e cuidarmos de nós mesmos”.

Outro pesquisador da equipe, David Sbarra, disse: “O que encontramos foi, se você está tendo problemas de sono por até 10 semanas após sua separação, isso parece estar diretamente associado a um futuro de hipertensão”.

David ainda salienta que, de acordo com a pesquisa, após 10 semanas de sono ruim, os problemas de saúde tornam-se cumulativos. Para as pessoas que têm pressão arterial elevada, isso pode se agravar e gerar dezenas de outros problemas.

A pressão arterial elevada, triplica os riscos de ataques cardíacos e derrames, pode gerar danos nos rins e nos olhos, além de estar sendo associada com riscos ligados à demência.

Os resultados do estudo foram publicados na revista Health Psychology.

Gil Corrêa
Diretor e Pesquisador
O Portal do Saber