quarta-feira, 18 de junho de 2014

O Cristão e a Depressão.


O CRISTÃO E A DEPRESSÃO


A depressão é uma doença que afeta e compromete várias áreas da vida da pessoa, afeta e distorce a maneira como a pessoa se vê, como vê o mundo, o futuro, como sente a realidade, entende as coisas, e manifesta emoções. 

Ela afeta a interpretação que a pessoa faz de si mesmo, dos outros e do futuro, altera a forma como o indivíduo se alimenta e dorme.

A depressão pode estar ligada a alguma decepção profunda, a perdas mal elaboradas ou a medos de perder. Também pode ser uma reação de desapontamento, uma frustração grave e dolorida. Geralmente são ferimentos emocionais.

Sintomas:

Perda de energia ou interesse
Humor deprimido
Dificuldade de concentração
Alterações do apetite e do sono
Lentificação das atividades físicas e mentais.
Sentimento de pesar ou fracasso
Baixa Autoestima
Ansiedade e Insegurança


Tratamento: 

Se quisermos atacar de frente a depressão, temos que eliminar hábitos errados de pensar. Isso não é fácil, mas através da graça de Deus se torna possível corrigir as distorções do pensamento através da modificação dos pensamentos inadequados.

Pessoas cristãs utilizam a Bíblia como recurso e instrumento para corrigir e fortalecer o diálogo interno. Segundo Filipenses 4:8 o diálogo saudável obedece algumas recomendações: 

São elas: “… tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso que ocupe o vosso pensamento” (Filipenses 4:8).

Para o pensamento cristão, quando não obedecemos a essas recomendações e não filtramos os nossos pensamentos, corremos o risco de ficarmos com transtorno psicológico.

O objetivo do transtorno psicológico é sabotar nossos propósitos de vida através de formas inadequadas de interpretar os eventos da nossa vida, portando o transtorno psicológico não é desencadeado pelas situações, mas pelas interpretações que fazemos.

Um exemplo Bíblico de Depressão:

Elias entrou num processo depressivo quando se sentiu ameaçado e sozinho diante das circunstâncias daquele momento. Ele estabeleceu um diálogo interno inadequado, sentiu-se desmotivado e pediu a morte a Deus. (I Reis 19:1-8).

De acordo com o pensamento cristão, podemos tirar algumas lições deste texto bíblico:

Qualquer pessoa pode ter depressão, independente de ser cristão ou não.

1- O fato de sentir-se deprimido ou estar com depressão, não significa que a pessoa está em pecado. “... ainda que tropece, não cairá, pois o Senhor o toma pela mão” (Salmos 37:24).

2- Pessoas deprimidas se fortalecem com a Palavra de Deus. “Invoca-me no dia da angustia; Eu te livrarei, e tu Me glorificarás” (Salmo 50:15).

3- O objetivo de Deus não é nos matar, mas sim nos melhorar. “O Senhor disse a Josué: "Levante-se! Por que você está aí prostrado?” (Josué 7:10).

4- Quando estamos no “deserto” precisamos da água da vida que Jesus oferece. “Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna” (João 4:13-14).

5- Devemos nos alimentar com a Palavra de Deus, levantar e continuar, não podemos nunca desistir. “Portanto, fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes” (Hebreus 12:12).

6- Vá em frente, tenha ânimo, essa angústia vai passar!

Foi exatamente isso que aconteceu com o apóstolo Paulo quando escreveu a carta aos Filipenses. Estava preso dentro de um calabouço romano, escuro e úmido. Com certeza era uma forte razão para um grande desapontamento e tristeza.

O ativo e incansável batalhador do Evangelho estava agora confinado entre paredes geladas de pedra. Dali escreve uma carta de ânimo aos filhos na fé. Filipenses começa e termina invocando a graça divina sobre todos eles.

Paulo não deixou seus pensamentos o afundarem na escuridão das circunstâncias. Não permitiu que a ansiedade, o ressentimento e a raiva o dominassem.

Pensamentos inadequados desencadeiam o diálogo interno inadequado que pode matar nosso interesse pela vida, nossos sonhos e a nossa motivação interna e se não vigiarmos pode até destruir a nossa fé.

Jesus é o nosso maior exemplo em relação a dialogar com o mal. Quando estava no deserto foi tentado por aquele cujo objetivo é o de nos roubar, nos matar e nos destruir. Jesus não ficou dialogando com satanás, antes quando foi tentado e desafiado, respondeu ao diabo utilizando a Palavra de Deus. O resultado nós sabemos qual foi. O diabo fugiu!. 

“Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7).

Não se entregue a depressão, se entregue a Deus... “Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá” (Salmos 37:5), e com certeza você encontrará refúgio, abrigo e libertação.

“Este é o Deus cujo caminho é perfeito; a palavra do Senhor é comprovadamente genuína. Ele é um escudo para todos os que nele se refugiam” (Salmos 18:30).

“Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos” (Provérbios 16:3).

“Confie no Senhor, ó Israel! Ele é o seu socorro e o seu escudo” (Salmos 115:9).

“O Senhor redime a vida dos seus servos; ninguém que nele se refugia será condenado” (Salmos 34:22).
“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento” (Provérbios 3:5).

“O SENHOR é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam” (Naum 1:7).

“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia” (Salmos 46:1).

Para fugirmos da depressão e das angústias precisamos ler e meditar mais na Palavra de Deus! 

A falta de leitura e do conhecimento do Senhor é que faz com que as pessoas se desesperem e adoeçam com mais facilidade! 

Porém, os que confiam no Senhor e praticam a Sua Palavra, vivem felizes e sempre o louvando... Ele é o nosso Deus tremendo e que tem prazer em nos abençoar.

“Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se lhes multiplicaram o trigo e o vinho” (Salmos 4:7).

“Louvai ao SENHOR. Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR, que em seus mandamentos tem grande prazer” (Salmos 112:1).

“Louvor e majestade há diante dele, força e alegria no seu lugar” (1 Crônicas 16:27).

Pastor Gil Corrêa.
Diretor, escritor e pesquisador.
Ministério Adonai.
O Portal do Saber.
2014.