sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Cupuaçu e seus Benefícios para a Saúde


CUPUAÇU E SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE


Cupuaçu é uma fruta deliciosa, com uma polpa branca cremosa. 

O Cupuaçu cresce na Floresta Amazônica no norte do Brasil, ele é conhecido na Amazônia como “a farmácia em uma fruta” e poderia ser considerado com uma super fruta, além dos benefícios o Cupuaçu e muito nutritivos. 

O Cupuaçu contém polifenóis únicos, poderosos fito-nutrientes antioxidantes, além de outros nove poderosos antioxidantes como as Vitamina A e Vitamina C, ácidos gordos essenciais, aminoácidos, fósforo, fibra e as Vitamina B1, Vitamina B2 e Vitamina B3.

CURIOSIDADE SOBRE O CUPUAÇU:

A árvore do Cupuaçu tem um porte médio e pode chegar a até 20 metros de altura. O Cupuaçu tem uma grande vagem no centro onde ficam as sementes. As sementes do Cupuaçu é utilizado pelas tribos Tikuna como uma cura para dores abdominais. 

As vitaminas e minerais presentes na fruta agem como impulsionadores para o sistema gastro-intestinais. O Cupuaçu também está disponível como shampoo, loção, manteiga etc.

OS BENEFÍCIOS DO CUPUAÇU:

Esta fruta é a principal fonte de alimento para os animais e os povos indígenas da floresta tropical. O Cupuaçu quando misturado com açaí lhe dará uma quantidade absurda de energia. 

Há muito tempo, tem sido utilizado um remédio para a dor abdominal. A fruta estimula o sistema imunitário, a aumentar a resistência e a energia. Ele também fortalece o sistema cardiovascular e protege as paredes das artérias dos danos que pode causar doenças cardíacas. 

Os ácidos gordos presentes nos frutos reduzir o mau colesterol e mantém o colesterol bom, que ajuda na manutenção de um coração saudável. Cupuaçu possui uma grande concentração de antioxidantes que neutralizam os radicais livres nos tecidos do corpo. 

Estes antioxidantes melhora a circulação e diminui a pressão sanguínea e ajuda a eliminar os radicais livres.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:

A árvore que produz o cupuaçu chama-se cupuaçuzeiro ou cupuaçueiro. Esta árvore pode chegar a 15 metros de altura. É uma fruta típica da região da floresta amazônica. A casca deste fruto é de consistência dura e lisa. Sua cor é castanho-escuro, quase preta. A época desta fruta é de janeiro a maio. Possui sementes em sua parte interna, que são envoltas numa polpa branca de sabor ácido. 

Esta fruta é muito utilizada para a fabricação de sucos, sorvetes, geleias, vinhos e licores. O sabor do cupuaçu á azedo, porém muito suave. Esta fruta é rica em proteínas, cálcio e fósforo. Com relação às vitaminas, possui vitamina A, B1, B2 e C. Além das vitaminas e sais minerais, esta fruta é rica em pectina.

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:

Reino: Plantae 
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Malvales
Família: Malvaceae
Subfamília: Sterculioideae
Gênero: Theobroma L.
Espécie: T. grandiflorum.

Fonte: Embrapa (Coleção Plantar).

Gil Corrêa
Diretor, Escritor e Pesquisador
Ministério Adonai - O Portal do Saber
09/2014.