domingo, 10 de maio de 2015

Um Abacate Por Dia Ajuda a Reduzir o Colesterol Ruim


Um abacate por dia ajuda a reduzir o colesterol ruim, diz estudo

Alimento é fonte de gorduras boas e foi incluído em uma dieta saudável para pessoas com sobrepeso e obesidade


Consumir um abacate de 136 gramas por dia ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim, LDL. É o que afirma um estudo publicado no Journal of American Heart Association. De acordo com os pesquisadores, o benefício ocorre porque o abacate é rico em gorduras boas. 

Os estudiosos avaliaram 45 pessoas com sobrepeso ou obesidade com idades entre 21 e 70 anos e sem problemas de saúde. Primeiro, os participantes passaram por uma dieta típica americana com 34% de gorduras, 51% de carboidratos e 16% de proteínas. Esta fase durou 2 semanas. 

Depois, o participantes ingeriram três tipos de dietas, por cinco semanas cada. Uma delas era com baixa quantidade de gorduras e sem abacate, a outra tinha uma quantidade moderada de gorduras, mas também não continha o abacate. Já a terceira consistia em uma dieta moderada em gorduras com um abacate por dia. 

As duas dietas moderadas em gorduras contaram com 34% das calorias em ácidos graxos, sendo que 17% vieram de gorduras monoinsaturadas. Já a dieta com baixa quantidade de gorduras, teve 24% das calorias em ácidos graxos, sendo 11% foram gorduras monoinsaturadas. 

Os pesquisadores descobriram que o colesterol ruim baixou 13.5 mg/dL na dieta com o abacate quando comparada com a dieta típica americana. Na dieta com quantidades moderadas de gordura, sem abacate, houve uma diminuição menor quando comparada com a dieta típica americana, 8.3mg/dL. Por fim, na dieta com baixa quantidade de gorduras o colesterol ruim baixou apenas 7.4 mg/dL. Portanto, a dieta mais eficaz para a redução do colesterol ruim foi a que contou com o abacate. 

A quantidade de abacate recomendada pela pesquisa está acima da orientação normalmente dada pelos nutricionistas, meio abacate por dia. Contudo, é fato que o abacate conta com muito benefícios para a saúde. 

A vitamina C presente no abacate também tem função antioxidante associada à neutralização de radicais livres e prevenção de alguns tipos de câncer e envelhecimento precoce. O abacate ainda contém beta-sitosterol (BSS), um tipo de fitosterol, molécula derivada de plantas com estrutura semelhante ao colesterol. No nosso intestino ele inibe a absorção do colesterol dietético podendo ter efeito na diminuição dos níveis de colesterol sanguíneo. Saiba mais sobre abacate aqui.


Fonte: www.minhavida.com.br/alimentação

Gil Corrêa.
Diretor e Pesquisador
O Portal do Saber
Ministério Adonai
2015