sábado, 1 de fevereiro de 2014

O Vergonhoso Mercado da Fé - Parte 3


O Vergonhoso Mercado da Fé

Parte 3

A INDÚSTRIA DA FÉ



PEQUENAS IGREJAS, GRANDES NEGÓCIOS

A cada dia que passa, o que mais vemos surgir por aí são igrejas. Seja nas grandes cidades ou no interior, vemos pastores gritando, orando. No início, eles se reunem em casebres, pequenas lojas. Mas, dentro de pouco tempo, já estão construindo verdadeiros castelos, luxuosos. Será que toda essa graça vem de Deus, como eles dizem?



A ORIGEM

O movimento de criação de igrejas em massa começou nos Estados Unidos e hoje o fundamentalismo religioso naquele país é fortíssimo, tendo influência na política e até no sistema educacional. 

Para vocês terem uma noção, em algumas regiões é proibido o ensino da teoria da evolução de Darwin e o Big Bang e, no lugar destes, é lecionado o criacionismo, teoria pela qual o universo foi criado conforme o relato do primeiro livro da Bíblia, o Gênesis.

Na década de 1970, um pastor norte-americano veio ao Brasil para incentivar a fundação de igrejas. E das pequenas igrejas que naquela época foram fundadas, hoje se tornaram verdadeiros impérios.

O ambiente para o surgimento desse movimento era favorável. É sabido que a vida em nosso país não é fácil. Há muita injustiça social, como a falta de emprego, o povo não tem acesso a uma educação e saúde de qualidade. 

E nesse quadro, muitos jovens se desviando para o caminho do crime e dos vícios. As pessoas, frente a tais circunstâncias, começam a desacreditar na vida, achando que ninguém as gostam, ou seja, a perda do amor próprio.

Resumindo: com a falta de cultura da grande população e a falta de amor próprio, favorecia alguém que viesse com palavras de consolo e com chavões do tipo: "Jesus te ama e ele quer te ajudar."

 

A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

A dita Teologia da prosperidade apregoa que "Deus prometeu aos antigos que aqueles que o seguissem, teriam riqueza, poder" e que "deve-se cobrar as promessas feitas por Deus". 

Na visão dessa ideologia é só aqueles que tiverem sucesso financeiro é que receberam a graça de Deus. Para sustentarem tal concepção, deturpam passagens bíblicas, que tem outros significados.


O Vergonhoso Mercado da Fé



"E achou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e também os cambistas ali sentados; e tendo Jesus feito um azorrague de cordas, lançou todos fora do templo, bem como as ovelhas e os bois; e espalhou o dinheiro dos cambistas, e virou-lhes as mesas; e disse Jesus aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio" 
(João 2:14-16),

Gil Corrêa
Diretor e Pesquisador
O Portal do Saber