sábado, 31 de março de 2012

* Comportamento: Casamento x Sacrifício


Como conservar o casamento

Sacrifício! Nenhum casamento pode dar certo sem sacrifício! Infelizmente, muitos casais tentam resolver seus problemas apenas conversando sobre eles, mas não conseguem sucesso.

Os casais estão dispostos a lutar, a ficar envergonhados, a se expor e, até mesmo, a se separar, mas não estão dispostos a sacrificar, isto é, deixar de lado o próprio ego e o orgulho.

Mas sacrifício acontece com a mulher que ignora tudo que parece ser ‘direito’ e sensato para este mundo para atuar com um propósito, uma meta, um objetivo: salvar o seu casamento.

Sacrificar nunca é fácil. Requer um ajuste forte entre o negar o próprio ego e a determinação. As privações podem fazer uma mulher chorar, ela pode achar que não vai chegar a nenhum lugar ou que de alguma maneira está perdendo.

Contudo, a mulher tem de estar determinada a fazer tudo que for preciso para salvar o seu casamento. O sacrifício deve fazer parte de tudo que ela fizer: toda palavra que ela absorver, toda decisão que tomar e toda emoção que sentir.

Ela terá que ignorar as opiniões dos outros, porque ninguém entenderá sua determinação rígida de salvar o seu casamento. Seus amigos não irão compreendê-la e irão criticá-la por estar vivendo ‘momentos difíceis’.

Além disso, seus parentes irão aconselhá-la a deixar esse casamento que, segundo eles, não faz mais sentido. No seu íntimo, ela pode se sentir uma tola toda vez que desiste de algo para investir em seu relacionamento.

Sim, ela será humilhada. Mas valerá a pena, porque o resultado final será muito melhor do que a preocupação temporária de como ela se apresenta aos olhos dos outros.

A mulher que escolhe o caminho do sacrifício estará casada para sempre. As pessoas irão admirar o seu casamento, que é algo incrível nos dias de hoje, e refletir: “Eles são tão unidos e tão parecidos”. Se eles soubessem quanto sacrifício foi necessário para se chegar a essa posição!

O casamento é uma das maiores bênçãos de que o homem e a mulher podem desfrutar, ele deve ser altamente estimado, ter valor inestimável, sem nunca ter pedido um desconto. Poucos estão dispostos a pagar o preço. Assim, poucos verdadeiramente desfrutam da bênção do casamento.

A maioria das pessoas espera pagar um preço baixo. Sinto dizer que elas irão continuar esperando e continuarão na espera perpetuamente. Nunca irão encontrar a verdadeira felicidade no casamento porque não estão dispostas a sacrificar, isto é, perder em curto prazo para ganhar em longo prazo.

Eu gostaria de dizer que apenas orar é o bastante – mas não é.

Deus não pode fazer o que você precisa fazer em seu casamento. Através das orações e do sacrifício pessoal em prol da família, Deus poderá abençoar você, lhe dar forças e tocar o coração de seu cônjuge – mas Ele não pode sacrificar em seu lugar. É o seu sacrifício e de ninguém mais!

Um inimigo no íntimo



Ele brinca conosco como num jogo. É terrível admitir esta verdade: há uma parte em nós onde o amor intenso nasce mas que também é a causa de muitos problemas e falta de esperança. O coração é a pior porção do ser humano.

Ele não se preocupa com as conseqüências dos atos impulsionados por ele; sua preocupação é apenas com seus próprios desejos. A essência emotiva tem sido a causa dos conflitos de muitos homens e mulheres de Deus.

Enquanto a inteligência conclui que o melhor é ficar longe do desejo do coração, o coração nos impulsiona em direção ao seu próprio desejo cada vez mais, tornando a pessoa confusa e, ao mesmo tempo, ansiosa. Ela não consegue dormir bem à noite imaginando como poderia realizar o desejo do seu coração sem ferir tantas outras pessoas ao mesmo tempo.

A pessoa pode ver claramente que é errado aceitar tudo que o seu coração lhe pede tão avidamente, mas ela ainda não consegue negar os apelos do seu coração, pois esse bate forte toda vez que se pensa no objeto de desejo.

A mente humana procura maneiras de parar de pensar no problema, mas, ainda assim, não há outro modo a não ser se render aos apelos ou parar. Muitos casamentos e relacionamentos terminam devido a esse procedimento e, como se não fosse bastante, nossa relação com Deus também termina desse modo, o modo do coração.

É um mal além da nossa imaginação. Tudo que o coração quer é contra o bom senso e contra Deus. As pessoas tentam justificar seus atos impelidos pela emoção dizendo que foram fracas, que as outras pessoas não as compreendem ou, até mesmo, que elas apenas se apaixonaram por alguém.

Porém, são só desculpas. Esses subterfúgios são produzidos pela inteligência delas para que possam realizar o desejo dos seus corações sem sentir tanta culpa na consciência. Você e eu temos de reconhecer este fato: nosso coração é mau.

Não significa que sejamos maus, apenas que somos humanos e que temos que viver pela fé. A fé vai de encontro às emoções do coração. Ela nos torna dormentes às vontades de nossos próprios corações. No dia-a-dia, quando o coração pede algo errado, nossa fé lhe diz para se calar.

Somente aqueles que vivem pela fé permanecerão de pé nos momentos de provação. Porém, os que vivem pelas emoções do coração serão levados para lugares extremamente terríveis e se lamentarão para o resto de suas vidas, inclusive porque são lugares onde a presença de Deus já não se encontra mais.

Minhas queridas amigas e leitoras, essas não são apenas minhas palavras de sabedoria ou fruto da leitura de um livro qualquer. Essa convicção é originária das experiências trágicas de pessoas como você e eu, que um dia estávamos fazendo de tudo que podíamos para viver uma vida cristã.

Muitas pessoas foram terrivelmente enganadas pelos próprios corações e hoje não estão mais na fé. Embora tentem voltar para aquela condição que um dia as tornou as pessoas mais felizes do mundo, já não têm mais forças, o coração delas as condena constantemente como um juiz perverso.

A Palavra do Único e Soberano que sabe até mesmo o número de fios de cabelo que há em nossa cabeça diz no livro de Jeremias, capítulo 17, nos versículos 9 e 10: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações”.

O coração destrói mais vidas que o próprio diabo!