sábado, 31 de março de 2012

* Comportamento: A criança e o computador



O mundo digital e sua interatividade

A revolução tecnológica, com o advento do computador, celulares, videogames e agendas eletrônicas, está deixando no passado os jogos de adivinhação, inteligência e até os livros.

As crianças desde cedo convivem com computadores e a interatividade do mundo digital. Na era global, fica cada vez mais difícil explicar às crianças porque é importante manter antigos hábitos.

De repente brincar de boneca ou de carrinho vai perdendo a graça. Navegar na internet é uma mania e um problema: podem ser acessadas inúmeras homepages impróprias de conteúdo ou imagens. Alguns provedores já instalaram uma versão onde os pais controlam os filhos. Ficar em frente ao computador durante horas pode eliminar o convívio social.

Com o mercado competitivo, é importante que seu filho saiba operar um micro e esteja sempre atualizado, mas existem alguns limites para impedir que a criança se torne totalmente isolada e fanática por tecnologia. Aqui vão algumas dicas para que seu filho não se torne uma 'cyber' criança.

Como lidar com seu filho:

¨Estabeleça um horário restrito para a televisão, o computador e os videogames;

¨Restrinja a programação da televisão;

¨Controle o acesso na internet, tanto nos sites como no bate-papo;

¨Compre telefones celulares com cartão, ou seja com ligações limitadas;

¨Estimule a leitura de um livro por semana;

¨Faça seu filho se encontrar com os colegas de classe pelo menos semanalmente;

¨Não deixe sua criança se isolar no quarto por horas indefinidas, especialmente não deixe usar a internet à noite,

¨Estimule-o a praticar esportes.

Lembre-se que a melhor saída para um problema é o dialogo: fale com seu filho sobre como é importante socializar e brincar em grupo, que se isolar no quarto não é uma atitude saudável. Explique o porquê dos limites que estabeleceu.