terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

A Renúncia do Papa Bento XVI

Renúncia do papa Bento XVI repercute em todo o mundo


Renúncia do Papa Bento XVI surpreendeu o mundo na manhã desta segunda-feira, e assunto foi destaque nas redes sociais Foto: Franco Origlia / Getty Images
Renúncia do Papa Bento XVI surpreendeu o mundo na manhã desta segunda-feira, 11/02/2013, e assunto foi destaque nas redes sociais
Foto: Franco Origlia / Getty Images
A renúncia do papa Bento XVI ao posto de líder da Igreja Católica, confirmada pelo Vaticano na manhã desta segunda-feira, 11/02/2013, surpreendeu o mundo e ganhou destaque nas redes sociais.

Embora já fosse esperada e profetizada por muitos desde o segundo semestre de 2012, no Twitter, o assunto dominou os Trending Topics mundial, ranking dos assuntos mais comentados do mundo. Ao fim da manhã de hoje, ao menos seis do dez termos dos TTs mundial faziam menção à saída do Papa do cargo.

Entre os brasileiros, a notícia dividiu os internautas, que o compararam com seu antecessor, João Paulo II, visto com mais simpatia pela maioria. “Não sei se é só impressão minha, mas o papa Bento XVI deixa o Vaticano sem nenhuma grande marca, não? E também foi Papa sem muito carisma”, avaliou @kellyisisp.

“A renúncia de Bento XVI surpreende e choca o mundo. João Paulo II, com certeza, estaria decepcionado com o sucessor”, opinou @rodcraveiro. 
“João Paulo II quase virou semente, mas não renunciou o cargo. Estar velho não é justificativa. Pode apostar que aí tem!”, especulou o tuiteiro ‏@sandrosl.
Parte dos internautas, no entanto, apoiou a decisão do Pontífice, e manifestou solidariedade a Bento XVI: “respeito demais a decisão do papa Bento XVI, tem que ser muito consciente para tomar uma decisão desse porte”, declarou ‏@dinizalessandro.
Foto divulgada pelo L'Osservatore Romano exibe Bento XVI (em seu trono à esquerda) durante encontro com cardeais na manhã desta segunda-feira Foto: AP

O Vaticano confirmou na manhã desta segunda-feira que o papa Bento XVI vai renunciar ao posto de líder mundial da Igreja Católica no próximo dia 28 de fevereiro. Ele anunciou em latim a decisão pela primeira vez durante um consistório (reunião de cardeais) no Vaticano nesta segunda-feira. 


Em comunicado, o Papa disse que tomou a decisão por considerar que sua condição de saúde e idade avançada já não eram adequadas para continuar no cargo. Ele continuará realizando suas funções normalmente até o dia 28 de fevereiro. 


"Após ter repetidamente examinado minha consciência ante Deus, eu tive a certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, não são mais ideais para um adequado exercício do ministério Petrino", disse o Papa em comunicado.

A decisão do Papa é uma grande surpresa para a comunidade católica e para a imprensa mundial, uma vez que, apesar de rumores (na internet o rumor já circulava desde a metade do ano passado), não havia sinais de que ele estava prestes a renunciar. 

Na semana passada, um porta-voz do Vaticano disse que boatos de que Bento XVI renunciaria eram "criações infundadas de alguns jornalistas". 

"Eu declaro que renunciarei ao ministério do Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, a mim confiado pelos cardeais em 19 de abril de 2005" - Papa Bento XVI.
 

Em entrevista coletiva para esclarecer a decisão do Papa, o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, afirmou na manhã desta segunda-feira que a decisão pegou "todos de surpresa", incluindo os assistentes mais próximos. 

Ele também salientou que a decisão não foi tomada por quaisquer dificuldades que Bento XVI possar ter encontrado em seu papado, nem por uma doença específica, apenas pela idade avançada. 


Bento XVI completará 86 anos em abril. Ele é o terceiro Papa mais velho da história, atrás apenas de Leão XII, que morreu aos 93 anos, e Clemente X, que chegou aos 86 anos.


O porta-voz disse que o novo Conclave para eleger um novo Papa deverá ser realizado em algum ponto de março, antes do final do mês. Bento XVI não irá participar da escolha, segundo Lombardi.

Isso é mais uma prova de que não estamos "dormindo" diante dos fatos e das profecias. Estamos atentos a todas as manobras das elites globais que estão antecipando decisões para melhor monitorar as massas e dominar o mundo através de um líder supremo, ao qual chamamos de "anticristo". 
Muito em breve teremos uma só moeda, uma só religião, um só lider mundial, e muita opressão sobre a humanidade. Esteja atento e verás, as profecias bíblicas nunca falharam e jamais falharão.
Gil Corrêa - O Portal do Saber.