sábado, 23 de fevereiro de 2013

A Verdadeira Igreja de Cristo

A Verdadeira Igreja de Cristo


Recebo muitos e-mails diariamente sobre meus trabalhos e pesquisas no campo da História da Igreja Cristã. Alguns de agradecimento por exclarecer parte da história, outros nem tão amigáveis. 

A opinião de muitas pessoas, principalmente os católicos, mostra o quanto desconhecem da História e dos verdadeiros fatos. 

1) Afirmam que a Igreja Católica que uniu e formou a bíblia.

R. A igreja primitiva foi quem primeiro selecionou os primeiros escritos dos Apóstolos e excluiu os apócrifos, já que naquela época eram muitos os escritos falsos que apareceram... O Velho Testamento, escrito em Hebraico, já fazia parte da Torá dos Hebreus, a bíblia dos judeus. O Novo Testamento, escrito em Grego, foi sendo filtrado e separado pelos primeiros líderes cristãos primitivos, os Pais e bispos da Igreja Cristã. 

2) Afirmam que as melhores Universidades Teológicas são as Católicas.
R. Todos os melhores Centros Teológicos não são Católicos, são Batistas, Presbiterianos, Metodistas, Assembleianos, Evangélicos, etc. 

3)Afirmam que, se não fosse a Igreja Católica, os crentes não existiriam.

R. A Igreja primitiva nasceu com os Apóstolos e seus seguidores, já a Católica nasceu com Constantino, Imperador Romano, 378 anos depois de Cristo.

A História da Igreja

A Verdadeira Igreja de Cristo foi fundada, não como instituição autoritária para compelir o mundo a viver a doutrina de Cristo, mas apenas como instituição que dá testemunho de Cristo, para apresentá-Lo ao povo. 

Cristo, não a Igreja, é o poder transformador da vida humana. 

Todavia, a Igreja foi fundada nos dias dominados pelo império romano, tomando gradualmente uma forma de governo semelhante ao do mundo político em que existia, e vindo a tornar-se vasta organização autocrática governada de cima.

A decadência doutrinária, moral e espiritual da Igreja, começou quando milhares de pessoas foram por ela batizadas e recebidas como membros, sem terem experimentado uma real conversão bíblica. 

Verdadeiros pagãos que eram, introduziram-se no seio da Igreja, trazendo consigo os seus deuses que, segundo eles, eram o mesmo Deus adorados pelos cristãos. Essa autoria deve-se a Constantino que obrigou seus súditos romanos a aceitarem o cristianismo como religião oficial.

A tradição católica de ter sido Pedro o primeiro papa é pura e simples ficção (mentira). Não há qualquer evidência histórica de ter sido ele bispo de Roma (A Igreja Católica nem sonhava em existir). 

Nem ele (Pedro) alguma vez reivindicou para si tal autoridade, como seus “sucessores” (os Papas), têm feito. O Apóstolo Pedro teve uma intuição, dada por Deus, de que seus “sucessores” se preocupariam principalmente em “dominar o rebanho de Deus, antes que em se tornarem modelos para ele” (I Pedro 5:3).

Somente em 378 d.C., o cristianismo tornou-se a religião oficial do império romano. Embora Constantino tomasse de fato essa deliberação, só se efetivou no reinado de Teodósio (378-395 d.C.) que tornou obrigatório a cada cidadão fazer parte da Igreja. 

Foi isto a PIOR CALAMIDADE que já sobreveio à mesma Igreja. O desígnio de Cristo era vencer por meios puramente espirituais e morais. Até ao tempo de Constantino as conversões eram voluntárias, por uma genuína mudança do coração e de estilo vida.

Após o decreto de Constantino as conversões forçadas enchiam as igrejas de gente não regenerada. Entrou na igreja o espírito militar da Roma Imperial, mudando-lhe a natureza e tornando-a uma organização política e fazendo-a precipitar-se no milênio das abominações papais. 

Leia e pesquise sobre as "Catacumbas de Roma"; o sofrimento dos verdadeiros cristãos, lançados aos leões, queimados vivos, executados como foi o Apóstolo Pedro, crucificado de cabeça para baixo; os Valdenses, um povo fiel ao cristianismo puro que viviam nas montanhas suíças.

Muitos Católicos creêm que as igrejas evangélicas só começaram a existir após o manifesto Ato de Martinho Lutero. Este Ato deu início as igrejas protestantes ou Luteranas, já as comunidades cristãs verdadeiras existem e sempre existiram, desde a fundação da igreja por Cristo, exemplo são os Anabatistas, os Valdenses, os Huguenotes, os Albiguenses, etc...

A Roma Apostólica, exterminou muitas dessas comunidades de pessoas boas e fiéis a causa de Cristo, sem nenhuma misercórdia, amor ou compaixão. Foi isso que Cristo os ensinou?

Em 431 d.C. – Em total desrespeito a Palavra de Deus, Maria foi proclamada a “Mãe de Deus”, por Celestino I.

Em 440 d.C. - Os ministros tornaram-se sacerdotes. O termo “sacerdote” não fora aplicado aos ministros cristãos antes do ano 200 d.C. Foi tomado de empréstimo ao sistema judaico, afeiçoando-se ao exemplo do sacerdócio pagão. 

Leão I (440-461 d.C.) proibiu o casamento aos sacerdotes, tornando-se lei o celibato na Igreja Romana. Mas o celibato produziu seus maus efeitos. Através dos séculos, a imoralidade notória dos sacerdotes tem sido um dos mais berrantes escândalos dessa igreja

A Bíblia claramente ensina que: "Fiel é esta palavra: Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra deseja. É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, mas moderado, inimigo de contendas, não ganancioso; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não neófito, para que não se ensoberbeça e venha a cair na condenação do Diabo". (I Timóteo 2:1 ao 6).

 Em 609 d.C. - Foi o começo histórico do papado. Hoje, a igreja Romana afirma que o apóstolo Pedro chegou a Roma por volta do ano 41 d.C. e, como representante de Cristo na terra, tornou-se o chefe da igreja e o seu primeiro papa (ora, sabemos que Pedro nunca foi a Roma, e quando lá chegou foi para ser executado em uma cruz e de cabeça para baixo). 

E o mesmo livro declara: “Pouco se sabe sobre a vida de Pedro em Roma”. Ou seja, desconhecem totalmente a vida de seu “primeiro papa”, pois, nunca estiveram com ele, não é mesmo? (Livro Sermão de Montanha - Página 57 - Gráfica Editora Michelany S.A. - 1984). Esta foi declarada
por Bonifácio IV, bispo de Roma no período de 608 à 615.

Em 789 d.C. - Início oficial do culto das imagens e relíquias por Adriano I. Oficializando, assim, a idolatria dentro da igreja romana, que perdura até os dias de hoje.

Em 819 d.C. - A festa da assunção de Maria é observada pela primeira vez por Pascoal I. Sabemos, no entanto, que Maria morreu e foi sepultada entre seus parentes (História dos Hebreus de Flávio Josefo).

Em 904 d.C. - O papa Sérgio III, tinha uma amante, Marózia. Ela, sua mãe Teodora e sua irmã, “puseram na cadeira papal seus amantes e filhos bastardos, transformando o palácio pontifício numa cova de salteados”. Isto é conhecido, na História, como Pornocracia, ou domínio das meretrizes (904-963).

Bem, gostaria de dar continuidade a este estudo, porém o espaço é limitado e o assunto muito extenso.

Para pesquisa:

Heróis da Bíblia - O. S. Boyer
Manual Bíblico - Henry H. Halley
A Bíblia Explicada - S. E. McNair
A Bíblia Sagrada - OESP Malteses
Concordância Bíblica Abreviada - C.P.B.
Cumprimento das Profecias - Wim Malgo
Espada Cortante - Vol. I e II - O. S. Boyer
Sermão da Montanha - Douglas Michalany
Deuses, Túmulos e Sábios - C. W. Ceram
A Bíblia e o Catolicismo Romano - F. C. H. Dreyer
A Igreja Católica e os Protestantes - M. M. Giambelli
O Cristianismo Através dos Séculos - Earle E. Cairns
O Evangelho - Pe. Lincoln Ramos - Ed. Regnun Dei - Milano
Seitas e Heresias, um sinal dos tempos - R. F. Oliveira

Gil Corrêa - O Portal do Saber