domingo, 1 de abril de 2012

Como Conseguir o Primeiro Emprego


Confira as dicas que podem facilitar sua entrada ou a de seu filho no concorrido mercado de trabalho.


Hoje em dia, uma das grandes preocupações dos jovens é conseguir o primeiro emprego. Quem é mãe sabe bem disso. Depois de batalhar para que os filhos estudem, elas passam a torcer também para que consigam um bom trabalho.

Para ajudar nessa nova fase selecionamos algumas dicas e alguns endereços na web que permitem aos candidatos enviarem seus currículos gratuitamente.

Dicas

Geralmente, as empresas que têm vagas consultam esses sites para encontrar candidatos. Por isso, se o seu currículo ou o de seus filho estiverem lá, as chances são maiores.

Outro caminho para conseguir entrar no mercado de trabalho é o Programa Primeiro Emprego, coordenado pelo governo federal. Ele atende jovens de 16 a 24 anos, que nunca tiveram emprego com carteira assinada ou nunca trabalharam, que estejam cursando o ensino médio ou fundamental e pertençam a famílias que ganham até meio salário mínimo por pessoa.

Quem se encaixa nessas exigências deve procurar um posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine) ou uma Delegacia Regional do Trabalho, levando Carteira de Trabalho e comprovante de escolaridade e residência. Para saber qual é o posto mais próximo de sua casa, consulte o site do Ministério do Trabalho e Emprego na Internet, no endereço: www.tem.gov.br .


Entrevista


Depois de mandar o currículo é hora de se preparar para as entrevistas de emprego. Para não dar nenhum fora, o ideal é pesquisar sobre a empresa que está interessada em contratar você e pensar bastante no que falar. Outra dica é conhecer o caminho para não chegar atrasado na entrevista.

No dia marcado, chegue um pouco antes da hora e leve uma cópia do currículo. Use roupas discretas e confortáveis. Evite cores fortes, decotes, saias ou vestidos curtos, muito largos ou justos. Não exagere no perfume e na maquiagem. As unhas devem estar curtas (para homens) e bem feitas (para as mulheres) e o cabelo bem penteado.

Quando for falar com o entrevistador não use gírias e responda as perguntas com calma, mostrando confiança. Não minta e não invente nada. Se você não souber a resposta, diga que não sabe, mas que pretende aprender.


Faça o melhor Currículo


Quem está buscando o primeiro emprego deve mostrar no currículo as principais qualidades, o que deseja e o que sabe fazer de melhor. Cursos, trabalhos voluntários e estágios também devem ser colocados. Um bom currículo deve ser claro e objetivo e ter as seguintes informações:


1.      Dados Pessoais: Coloque seu nome e endereço completo, data de nascimento, estado civil, naturalidade, telefones de contato e e-mail, se tiver.

2.      Objetivo: Escreva o cargo e a área em que você deseja trabalhar (pode ser mais de uma função).

3.      Formação: Informe somente a última escola ou faculdade que você estudou ou ainda estuda. Se você não é formado, coloque o ano e período em que você esta cursando.

4.      Cursos: Para quem nunca trabalhou, os cursos podem fazer muita diferença. Coloque sempre a escola em que você fez o curso, quanto tempo durou ou quando vai terminar. Se você fez cursos de línguas e de informática, escreva seu conhecimento: básico, intermediário ou avançado.

5.      Habilidades e Interesses: Para quem não têm experiência em trabalhos anteriores, esse campo é muito importante. Escreva em poucas linhas suas principais aptidões, qualidades e porque você seria bom na vaga que quer concorrer.


OUTRAS DICAS


Além de preencher esses dados, outras dicas ajudam na hora de fazer um currículo:


Ø      Não escreva mais de duas páginas.


Ø      Não use muitas cores, tipos e tamanhos diferentes de letras.


Ø      Tire xerox ou imprima cópias com qualidade. Não entregue currículos com a letra muito clara ou manchadas.


Ø      Quando terminar de escrever, leia e peça para outras pessoas também lerem, para evitar erros de português.


Ø      Não coloque os números de seus documentos (RG, CPF, Título de Eleitor). Pessoas mal intencionadas podem  utilizar seus dados para criarem empresas fictícias, abrir conta bancária, fazer empréstimos, etc.


Ø      Não coloque quanto você quer ganhar, a não ser que isso seja uma exigência da empresa.


Ø      Não assine no final do currículo.


Endereços de sites na Internet: