domingo, 1 de abril de 2012

TPM atinge 75% das mulheres


 
Entenda a TPM

Depressão, tristeza, aumento da irritabilidade, cansaço excessivo, insônia. Esses são apenas alguns dos sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM), problema que atinge 75% das mulheres. Até agora, já são mais de 50 os sintomas conhecidos pelos médicos que são relacionados diretamente com o período que antecede a menstruação.

De acordo com a ginecologista Mara Diegoli, coordenadora do Centro de Apoio às Mulheres com TPM do Hospital das Clínicas de São Paulo, a Tensão Pré-Menstrual, nos casos mais severos, pode durar até 14 dias.

Entre os tratamentos indicados para a TPM estão pequenas doses de antidepressivo. Mas o ideal é procurar o médico para obter a melhor indicação para o seu caso.

 Entenda a TPM:

©    A Tensão Pré-Menstrual é mais comum em mulheres acima dos 30 anos.

©    A TPM é causada por uma alteração no neurotransmissor serotonina, substância presente no cérebro, responsável por modular o nosso humor.

©    Alterações hormonais, que também provocam mudanças nos níveis de serotonina, são outra explicação para o problema.

©    Estresse diário excessivo e hereditariedade também podem levar à Tensão Pré-Menstrual.

Como Descobrir a TPM?

Anote os principais sintomas: Cansaço, irritação, ansiedade, insônia, depressão, dores de cabeça, etc. Verifique se aparecem poucos dias antes da menstruação. Se isso acontecer, você sofre de TPM. Então, procure um médico e faça o tratamento adequado.