No começo do ano pudemos acompanhar a Operação Centro Legal, que levou policiais, agentes de saúde e assistentes sociais do governo para a região da Nova Luz, onde localizava-se a Cracolândia, em São Paulo.

Com o início da operação, o assunto das políticas públicas a respeito da recuperação de dependentes de crack foi totalmente debatido em várias esferas da sociedade, levantando a questão da internação compulsória para dependentes químicos, prevista inclusive no novo plano de combate ao crack do Governo Federal, divulgado no final do ano passado.

Além disso, na mesma época, o instituto Datafolha realizou uma pesquisa que revelou que 90% dos brasileiros eram a favor da internação involuntária.
“Você é a favor ou contra a internação – mesmo contra a vontade – de usuários de crack, inclusive adultos?”
Por este motivo, o colunista da editoria Política e Cia. do site da Revista Veja, Ricardo Setti, decidiu debater a respeito do assunto com internautas que acompanham sua coluna diariamente, através de uma enquete que levava a seguinte pergunta: “Você é a favor ou contra a internação – mesmo contra a vontade – de usuários de crack, inclusive adultos?”.

A enquete que ficou durante um mês e meio no ar teve 3.467 votos, e 90% (3.128 votos) dos leitores são a favor de internação mesmo contra a vontade, inclusive de adultos, para o tratamento da dependência do crack.

As opiniões contrárias, correspondentes a 198 votos (ou 6%), argumentam que a vontade, ou decisão, de parar de usar a droga é fundamental para o tratamento. Apenas 3%, ou 120 votos, dos leitores expressaram não ter opinião formada sobre o assunto.

Acompanhe o início e o resultado completo da enquete através da coluna de Ricardo Setti no site da Revista Veja.