quinta-feira, 5 de abril de 2012

HPV Pode Desenvolver Câncer


Publicada: 05/04/2012 03:26

Daniela Pereira REPÓRTER

Antecedendo a data de Combate Mundial ao Câncer no próximo dia 8 deste mês), as discussões sobre o Papiloma Vírus Humano (HPV) foram reacendidas.


Considerado pelo Ministério da Saúde como responsável por cerca de 90% dos casos de câncer de colo do útero, o vírus é registrado em 137 mil pessoas a cada ano. O Brasil é um dos líderes mundiais em incidência, sendo que a maioria das vítimas são mulheres com idades entre 15 e 25 anos. Apesar disso, médicos afirmam que a realização de exames ginecológicos (preventivos) é a principal arma contra a doença. 


Considerada uma das mais comuns doenças sexualmente transmissíveis (DST), o HPV ainda é pouco conhecido entre a população brasileira. Com mais de 100 tipos de vírus o HPV é classificado em números. O vírus é contraído, principalmente, através de relação sexual desprotegida com algum infecto, porém, como é um vírus, pode ser encontrado no ar e, em possibilidades remotas, através de roupas e compartilhamento de materiais mal esterilizados.
 
De acordo com o ginecologista obstreta e presidente da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis, seção Bahia, Roberto Fontes, é precisa ressaltar que nem todo mundo que possui o vírus HPV terá câncer. 

“Quase todos os casos de câncer de colo do útero tem como fatores associativos o HPV, mas nem todo mundo que tem HPV vai ter câncer, pois ele sozinho não causa a doença. É necessário, também, que haja outros fatores associativos oncongênicos como: múltiplos parceiros e predisposição genética”, explicou.
 
Os tipos de HPV mais comuns são os de números 6, 11, 16 e 18, nos quais os sintomas se manifestam através de coceiras, verrugas genitais ou lesões que incomodam. Estas podem ser eliminadas por cauterização e laser. 

Os do tipo 16 e 18 apresentam ligações com o câncer, porém, podem ser tratados se diagnosticados com antecedência. “O câncer é uma doença prevenível e se o portador do HPV fizer o tratamento indicado não terá a doença”, garantiu Fontes. Nos casos mais avançadas, o HPV é classificado como tipo 31, 35 e 42. 
 
Diagnóstico precisa ser rápido
 
Para prevenir doenças mais graves é necessário realização dos exames ginecológicos como papanicolau, colonoscopia e biópsias. 

Também há exames que identificam se o vírus é oncogênicos ou não – oncogênicos (cancerígeno ou não). Segundo informações de especialistas, o fato de a incidência maior de HPV estar entre mulheres pode ser explicado com a baixa procura de homens por serviços de urologia e o fato de a infecção se desenvolver de forma silenciosa no corpo humano. 
 
Cerca de nove a cada dez casos de câncer de útero têm ligação com a presença do vírus HPV no organismo. Caso ocorra o diagnóstico, médicos alertam o paciente a avisar o parceiro para que ele procure auxílio médico imediato. De acordo com ginecologistas, a melhor forma de prevenção ainda é o uso do preservativo.

“A resistência à camisinha ajuda a disseminar não só o HPV como outros tipos de vírus. As relações sexuais devem ocorrer de maneira segura e responsável. As mulheres precisam de consultas ginecológicas periodicamente e os homens não devem rejeitar o urologista por simples machismo”, explicou a médica Cássia Rodrigues. 
 
Publicada: 05/04/2012 03:26